Por Rosemary Martins
O conceito de reengenharia surgiu na década de 90 como uma resposta das empresas ao turbulento mundo que as rodeava. Significa abandonar antigos conceitos e analisar em detalhes todo trabalho necessário para produzir os produtos ou serviços, proporcionando maior valor aos clientes. Está relacionada a reestruturação dos processos da empresa para alcançar melhorias em indicadores de desempenho como custos, qualidade, atendimento e velocidade.
A reengenharia é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo tornar a empresa mais competitiva através de medidas que alterem seus processos, ou seja, elimine processos ultrapassados, reinvente novos procedimentos operacionais, o que proporcionará a redução de custos, aumento do grau de satisfação do cliente e aumento da produtividade. Na reengenharia os processos que não se adequam as mudanças são substituídos, podendo até mesmo ser eliminados.
A reengenharia é vista como alternativa para proporcionar as organizações os meios necessários para sobreviver, através de sua transformação e adaptação à nova realidade.
- De negócio: repensar e recriar o negócio como um todo.
- Cultural: relacionado a mudança da filosofia e de valores no trabalho.
- Estratégica: busca recriar a forma de ser da empresa.
- De sistema: mudança na forma de processar a informação com nova tecnologia.
- De informação: mudanças no uso de hardware e software.
- De processo: procura reinventar cada processo analisado.
A reengenharia não deve ser vista somente como a melhoria do funcionamento dos processos ou reestruturação de determinadas funções da empresa, mas como renovação dos processos, da estrutura, das tarefas, dos instrumentos e das regras de administração em função de um projeto.
A reengenharia visa a mudança inovadora dos processos por meio dos quais a empresa se adapta a condições mais severas (custos altos, concorrência, escassez de recursos, novas tecnologias, regras impostas) e responde às expectativas (preços baixos, canais de distribuição, produtos inovadores).
Publicado originalmente em: Blog da QualidadeREFERÊNCIAALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.
A Reengenharia é uma teologia porque requer a crença de que há um modo diferente de organizar e fazer o trabalho em uma organização. Eles argumentam que a marca da qualidade de uma empresa de sucesso é a sua habilidade de abandonar o que foi sucesso no passado, uma vez que não existe fórmula de sucesso permanente.
ResponderExcluirMais em:
http://sistemasdegestaointegrada.blogspot.com.br/2013/04/reengenharia-da-qualidade.html