O site, voltado para profissionais, permite ao usuário estabelecer conexões com colegas em empresas que já trabalhou, pedir recomendação de contatos e candidatar-se a vagas publicadas na rede. “É uma ferramenta bem seleta, que ainda não caiu nas graças do público. O LinkedIn é uma rede social estritamente profissional”, explica o diretor da Área Local – Agência Digital, Remo Carlo Bortoluzzi.
O LinkedIn está cada vez mais ganhando adeptos, mas, como fazer o meu currículo ser bem visto nessa rede? Remo destaca a importância de um currículo bem elaborado. “É necessário expor todas as experiências, ser bem especifico. Assim, os objetivos ficam mais claros e certamente o seu perfil profissional irá se destacar de algum jeito”.
Assim como muitas empresas, a Área Local também utiliza as redes sociais como fonte de informação na hora de selecionar candidatos. “Depois que encontramos o perfil, analisamos o conteúdo do futuro profissional. O objetivo é perceber os assuntos de interesse e ver de que forma ele pode auxiliar a empresa”, relata.
Com o uso cada vez mais recorrente das redes sociais, os currículos impressos estão praticamente com os dias contados. Isso destaca a importância de estar, cada vez mais, atualizado no mundo virtual. Um perfil bem elaborado no LinkedIn pode ser o começo de uma grande carreira profissional.
Passo a Passo
Aqui estão algumas dicas rápidas sobre como otimizar suas chances de ser recrutado através do Linkedin. Elas são relevantes tanto para os indivíduos que querem promoção profissional, freelancers ou consultores profissionais e donos de empresas que querem expandir seu alcance:
Passo 1:
Não se acomode no seu perfil – procure os seus colegas, antigos patrões, clientes e contatos profissionais para recomendações. Ter recomendações n o seu perfil Linkedin é ouro em termos de recrutamento. Você também pode usar o seu perfil Linkedin como um repositório central para recomendações em vez de ter que voltar a contactar as suas referências cada vez que se candidata a um emprego.
Empresas também podem usar isso como uma ferramenta para centralizar os seus testemunhos de clientes potenciais. Você pode então remeter potenciais empregadores para o seu perfil Linkedin para ver as recomendações.
Passo 2:
Use palavras-chave quando você está preparando o seu Perfil. Aproveite as vantagens dos motores de otimização de pesquisas na medida do possível, certificando-se, ao mesmo tempo, de manter o seu perfil com uma aparência profissional. Por exemplo, ‘analista de sistemas familiarizado com software de business intelligence’ – trabalhe no sentido de conseguir a atenção do seu público-alvo. Se você estiver tiver um blog promocional ou profissional, você pode colocar a URL do seu blog no seu perfil do Linkedin. Mais uma vez – palavras-chave – profissionais. Você também pode personalizar seu perfil Linkedin, personalizando a URL para refletir o seu nome e garantir que o seu perfil completo seja visto pelos usuários. Linkedin é um amigo dos principais motores de busca – dando-lhe a possibilidade de um maior retorno sobre os resultados da pesquisa.
Passo 3:
Você pode fazer o download da barra JobInsider do Linkedin. Se você estiver procurando por cargos disponíveis em muitos dos sites de empregos conhecidos, então a barra JobInsider fará um rastreamento para você. Quando você visualizar um anúncio, o JobInsider irá procurar as suas conexões na potencial empresa. Usando seus contatos você pode obter informações privilegiadas, conselhos e talvez até mesmo uma recomendação útil.
Passo 4:
Aderir a grupos relevantes – você pode juntar profissionais, alumni, a indústria e grupos empresariais de alumni listado no Linkedin. Esta é uma ótima maneira de expor o seu perfil e aumentar suas conexões. Você também pode criar grupos – que reúnam a sua própria rede de grandes mentes profissionais similares.
Passo 5:
As pessoas têm tido resultados surpreendentes apenas perguntando e respondendo às perguntas usando a ferramenta Q&A no Linkedin. Experimente isso para credibilidade e não para auto-promoção.
Passo 6:
Tire alguns milissegundos para manter um olho nos avisos do Linkedin que chegam em sua caixa de entrada. É útil e inteligente ver quem está conectado a quem e o que os seus amigos, colegas e ex-patrões estão fazendo. Rapidamente com uma rede suficientemente grande, você pode começar a construir as suas conexões na direção certa.
Passo 7:
Há também sites que impulsionam mega conexões como www.toplinked.com. Ele te oferece ajudá-lo a expandir suas conexões exponencialmente desde que você concorde com algumas condições básicas, tais como o nunca negar um convite para se conectar a alguém remetido pelo site. Lembre-se, quanto mais conexões, melhores são as oportunidades de promoção profissional e a probabilidade de contratação.
Passo 8:
Conheça as suas “estatísticas da rede”, na seção People no seu perfil Linkedin. Isto lhe dará um resumo das indústrias que estão relacionadas aos seus contatos. Clicando em uma indústria de interesse, você pode ver as conexões e quantos graus de separação existem entre você e eles. Usando as suas conexões comuns como base, você pode se apresentar para pessoas relevantes.
Passo 9:
Você também pode optar por fazer um upgrade para a conta Premium com um custo. Isto oferece novas funcionalidades para o recrutamento no Linkedin. Nota: se você cancelar a sua conta mais tarde, você irá perder todas as suas conexões e seu perfil, e precisará começar de novo.
Passo 10:
Última palavra sobre perfis – não é apenas sobre comquem você está trabalhando atualmente ou o que você está fazendo neste momento. Cada vez que você atualiza seu perfil com um ex-empregador ou qualificação, o Linkedin procura automaticamente por outras pessoas que trabalharam ou tiveram classes durante o mesmo período. Sua história antiga poderia abrir a porta para o trabalho dos sonhos amanhã!
Publicado Originalmente em: Blog Televendas e Cobranças
Nenhum comentário:
Postar um comentário