Pesquisar este blog

domingo, 25 de novembro de 2012

Como Pedir Demissão Graciosamente

Por Denis Camargo
 
É hora de mudar de emprego, seja para seguir uma nova carreira ou simplesmente um novo desafio. O procedimento para pedir demissão é bem simples: avise, de preferência com antecedência. Porém, se você não quiser fechar nenhuma porta, criando obstáculos para oportunidades futuras, você precisa ser muito cuidadoso e delicado. Demitir-se é fácil, mas demitir-se graciosamente não. Este artigo cobre os detalhes específicos de várias técnicas que uma pessoa pode usar para se demitir o mais suave e livre de ressentimentos possível.  


Passos

  1. Fique quieto. Depois de tomar a decisão, não fique tagarelando pela empresa toda que notificou o seu chefe que vai pedir demissão. Dê a ele tempo para absorver e processar a informação. Se a empresa fizer uma contra-oferta atraente, vai ser complicado para você se tiver anunciado os seus planos para seus colegas.

     
  2. Planeje e dê prazos. Se quiser sair do melhor modo possível, não deixe o seu patrão na mão, tentando cobrir seu posto. Dê um aviso prévio de um mês a duas semanas, para que ele possa se preparar e arrumar pessoas para cobrir seu posto, ou treinar um substituto.

  3. Marque uma reunião com o seu chefe para discutir um assunto importante. Colocar a cabeça para dentro do escritório e pedir um momento para conversar a sós serve - só não deixe de respeitar o seu supervisor, que está ocupado e pode não ser capaz de largar tudo no instante exato em que você está pronto para entrar e dar as notícias para ele. Se houver muita coisa acontecendo, você só vai aumentar as suas preocupações; se possível, aguarde até que o seu chefe tenha um momento para se concentrar no que você tem a dizer.
  4. Esteja preparado e seja direto e educado. Ensaie em particular, para estar preparado quando o seu supervisor tiver tempo para lhe escutar. A maioria dos gerentes são extremamente ocupados e vão gostar se você for direto e ignorar a tentação de "amortecer o golpe", "encontrar a maneira correta de dizer isto...", ou protelar. Você pode dizer algo como:
     
    • "Estive pesando as minhas opções por um tempo e decidi que chegou a hora de seguir em frente. Agradeço muito as oportunidades que encontrei aqui, mas eu tenho que lhe dar o meu aviso prévio."
    • Ou: "Eu preciso lhe contar que me ofereceram um cargo em outra empresa. Eu gostei muito de trabalhar aqui, mas preciso lhe dar o meu aviso prévio hoje. Está tudo bem se o meu último dia aqui for [o dia que for daqui a um mês]?"

  5. Esteja preparado para discutir sobre os seus motivos. Se estiver neste emprego há algum tempo, há uma boa chance de seu chefe ter algumas perguntas para você. Ou talvez ele lhe valorize mais do que você pensava e faça uma contra-oferta. Ser educado e digno na sua carta de demissão pode lhe trazer esta oportunidade. Você terá que saber antecipadamente o que poderá fazê-lo permanecer lá, seja um aumento, mais benefícios, uma promoção ou outro incentivo. Esta é uma oportunidade única e excelente para negociar, e você deve estar preparado para tal, sabendo qual é o seu limite. Se ficar é uma opção, o que vai lhe fazer aceitá-la? Leia os avisos abaixo, pois as contra-ofertas podem trazer consigo sérios problemas.

  6. Dê ênfase ao lado positivo. Seja honesto, porém educado. Se o seu chefe perguntar se ele teve algo a ver com a sua decisão, e ele foi um fator, é melhor confiar no tato e na diplomacia para fazer uma resposta honesta e palatável. Em outras palavras, você não vai ajudar nada em dizer: "Sim, você foi um péssimo supervisor e eu poderia ter me saído bem melhor" (mesmo se for a verdade). Você pode dizer a verdade sem ser cruel: "Foi um fator, mas não a razão principal. Eu acho que os nossos estilos e abordagens não são compatíveis, e nunca pudemos dar certo juntos da maneira que eu gostaria. A experiência foi positiva, mas com esta nova oportunidade, eu me sinto pronto para um novo desafio".

  7. Tenha uma cópia de sua carta de demissão em mãos. Faça uma carta breve, profissional e sem confrontações. Um exemplo: "Prezado Sr. Roberto: Foi uma honra trabalhar na Rodas & Acessórios S.A. Esta carta é para lhe notificar que eu estarei saindo desta empresa para aceitar uma vaga em outra em [uma data pelo menos um mês depois da data da carta e da conversa]. Por favor, aceite a minha gratidão pela nossa associação. Desejo apenas o melhor para o senhor e para a sua empresa no futuro. Sinceramente, Jorge Alberto."

  8. Aperte as mãos, sorria e agradeça ao seu chefe. Seja uma partida motivada por mudança, por um emprego melhor ou apenas para sair de perto desse cara, mostre alguma elegância ao sair pela porta. Aperte as mãos daquele que brevemente será o seu ex-chefe, agradeça por "tudo" e saia. Volte para o seu posto e fique ali por pelo menos 10 minutos. Agora você pode contar a todos, mas tome cuidado para não pisar no calo de ninguém. Seja educado, tenha classe e confirme que está saindo.


     

Dicas

  • Lembre-se que existem poucas pessoas tão livres quanto aquelas que não tem nada a perder - mas não será bom para o seu futuro se você começar a lavar a roupa suja só porque está de saída. Ser gentil por mais um mês não vai lhe matar; afinal, você está saindo, mas a experiência adquirida vai com você.
 
  • Aquele chefe idiota que você está abandonando pode acabar voltando a ser o seu chefe no futuro. E lembre-se: algumas vezes, estes idiotas não se dão conta de que não são queridos. Se ele se lembrar de você como alguém que era positivo e generoso no passado, você pode estar preparando um futuro melhor quando seu novo/velho chefe lhe colocar a frente de outros na sua nova posição. Isto pode facilitar transferências para outras filiais, trazer melhores tarefas e muito mais.
 
  • Pode ser algo muito inteligente recusar quaisquer ofertas para permanecer no seu emprego atual. Aceitar um aumento ou bônus depois de ameaçar sair pode colocá-lo em uma posição negativa em relação aos seus companheiros e à companhia como um todo. Você pode acabar parecendo alguém indeciso e de lealdade questionável. Sempre mantenha um registro da oferta, caso volte para a empresa no futuro.
 
  • Depois de informar o seu supervisor, diga pessoalmente aos outros gerentes ou empregados principais com que trabalhou que está de saída. Diga de modo a agradecer a pessoa por ajudar a desenvolver sua carreira. "Não sei o que você ouviu por aí, mas eu estou saindo para assumir uma posição em outra empresa. Antes de sair, gostaria de dizer pessoalmente o quanto foi bom trabalhar com você." Estas pessoas podem um dia sair para outros empregos no futuro, e é melhor que elas tenham boas memórias de você. Quem sabe o impacto que elas podem ter na sua próxima ascensão profissional.
 

Avisos

  • Permitir que um chefe de quem você não goste lhe provoque ao ponto de o fazer insultá-lo vai terminar mal. Você não quer ser arrastado para fora pela segurança. Não ceda à tentação de dizer o que realmente pensa.
 
  • Alguns chefes não gostam que você seja a pessoa a tomar a decisão. Quando for dar a notícia, esteja preparado para sair do emprego no mesmo dia, pois alguns supervisores vão levar a sua saída para o lado pessoal e vão lhe dizer que não há necesside de aviso prévio, pois você está demitido! Por isso, verifique se o seu chefe é este tipo de pessoa - mas tome cuidado, pois você não tem como prever o que ele pode fazer. Leia o seu contrato novamente, verifique as opções de término que você e a empresa possuem. Se não houver contrato formal de emprego, estude as leis do seu estado.
 
  • Esteja preparado para sair no mesmo dia, antes de dar a notícia. Antes de ir, salve em um HD ou mande um e-mail para uma conta particular tudo aquilo de que irá precisar e que tem o direito de levar, como o contato dos clientes, fornecedores e outras referências; amostras do trabalho, para portfólio; uma lista dos projetos em que trabalhou, etc. (Certifique-se de que você tem o direito de levar uma cópia desta informação. Leia o seu contrato e a legislação local antes de seguir este conselho.)
 
  • Quando for considerar uma contra-oferta, avalie honestamente porque quer sair e proteja-se. Apesar de um aumento ser bom, pode não resolver outros problemas que podem requerer uma promoção ou transferência para outra equipe (se o problema for o chefe). Você pode se proteger de ser demitido por vingança posteriormente, exigindo que, por pelo menos dois anos, você só possa ser demitido por justa causa.
 
  • Contra-ofertas algumas vezes são feitas pelo receio de não haver ninguém para fazer seu serviço. Se esse for o caso e você aceitar a oferta, eles podem lhe pedir para treinar outros no que você faz. Você pode acabar treinando o seu substituto, apenas para descobrir que a próxima mudança pode não estar nos seus planos.
 
  • Contra-ofertas são um reconhecimento de que você está sendo mal pago. Se você precisa de um ambiente saudável que reconhece o valor das pessoas sem ameaças de demissão, talvez não se sinta à vontade a longo prazo no seu emprego atual. Mas, se você está confortável com a idéia de negociar um aumento e não se importa que os seus colegas - que são negociadores menos habilidosos - não ganhem tanto quanto merecem, você pode pensar em permanecer lá.
 
  • Tenha em mente os benefícios que pode receber. Se estiver para ser demitido, você pode ter um plano de desemprego, ou a opção de receber o seguro desemprego. Pode ser útil se você não tiver um outro emprego garantido. Sair de um emprego por conta própria pode invalidar todos estes benefícios. Pode ser bom recebê-los enquanto procura por uma nova posição.
 
  • Não comece a sair lavando a roupa suja com os seus colegas antes de sair. Todas as coisas negativas que forem ditas vão chegar no seu chefe ou na pessoa de quem está a reclamar. Mais uma vez: você nunca sabe se estas pessoas vão cruzar com você novamente na sua carreira profissional. Se for começar a arremessar coisas no ventilador, faça-o somente para pessoas em que confie. Faça isto longe do trabalho, de preferência depois de sair.
 
Publicado originalmente em: WikiHow
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário