Por Rosemary Martins
Toda organização moderna possui metas para serem alcançadas e estas metas derivam dos seus objetivos que são definidos no seu planejamento. Toda empresa que implanta um sistema de gestão da qualidade, define e divulga sua visão, missão e política, pois esta é uma maneira direta de dizer a todos os envolvidos, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros como a organização é conduzida.
A visão traduz o sonho dos dirigentes da empresa, de como desejam que ela esteja daqui a 5 ou 10 anos, sendo que para chegar onde almeja, necessita da comprometimento do todos.
A missão é o compromisso da organização com seus clientes, colaboradores, acionistas e comunidade, que traduz em sua existência.
A política está relacionada as diretrizes globais da organização, expressa pela alta direção, relativas a qualidade, levando-se em conta sua missão e visão, e sua situação estratégica aos seus concorrentes e mercado, o que servirá para a tomada de ações gerenciais.
Além da visão, missão e política, temos os objetivos da qualidade estão relacionados a melhoria contínua e seus resultados devem ser mensurados, pois causam impacto positivo na qualidade do produto ou na prestação do serviço, na eficácia operacional e no desempenho financeiro da organização.
CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS DA QUALIDADE
- Mensurável: caracterizado por objetivos expressos através de números;
- Compreensível: quando os objetivos são expressados de forma clara e objetiva;
- Abrangente: as atividades interagem em si e são dependentes umas das outras para alcançarem seus objetivos;
- Aplicável: os objetivos devem ser adequados às condições de uso e ser flexiveis para se adaptarem a elas;
- Atingível: os objetivos devem ser alcançados pelos colaboradores sem que seja preciso despender esforços fora da normalidade;
- Mantido com facilidade: os objetivos devem ser projetados de maneira independente para que possam ser revistos sem afetar outros elementos;
- Econômico: os resultados obtidos através do cumprimento dos objetivos deverão ser maiores que o custo investido em sua implantação e gerenciamento.
O objetivo de toda organização está relacionado ao fato de onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, sendo usado como instrumento na tomada de decisão. Portanto, os objetivos devem ser estabelecidos, mensurados e estar relacionados com as políticas da qualidade.
A política da qualidade da empresa não pode ser somente um registro de boas intenções, mas algo que estabeleça critérios tangíveis para medir a efetividade de sua qualidade, proporcionando orientações para que seu alcance.
A definição da política e dos objetivos da qualidade orientará a organização quantos aos passos que deverão ser tomados, mostrando a direção para se chegar aos resultados planejados.
REFERÊNCIAMELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001: 2000 – Sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
Publicado originalmente em: Blog da Qualidade
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