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sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dicas para se candidatar eficientemente em inglês

Autores: Ho Mien Mien e Augusto Rocha, diretores da Outliers.


 

É recomendado que você tenha seu currículo em inglês aberto quando for preencher o cadastro online, isso por que em alguns campos você pode copiar e colar as informações já contidas no seu currículo, agilizando o preenchimento do cadastro. Tome muito cuidado com o preenchimento, pois esses sistemas contam com filtros que podem excluir seu currículo se ele não contiver certas palavras-chave.
 
A dica aqui é se orientar pelo anúncio da vaga e perfil da empresa.
 
O anúncio da vaga sempre vai dar dicas em relação às palavras-chave. Preste bastante atenção principalmente nos campos:

- Descrição da vaga (“Job Description”)
- Pré-requisitos (“Profile” ou “Ideal Candidate” ou algo do tipo)
 
Analise esses campos cuidadosamente e pense no candidato ideal para essa vaga. Quais as características que esse candidato ideal precisa ter? Quais resultados o candidato ideal já precisa ter demonstrado em experiências passadas? Dessas características, quais você possui? Dos resultados, quais você já produziu?
 
O resultado dessa comparação são as palavras-chave que você precisa inserir nos campos de comentário das experiências profissionais do seu cadastro online.
 
Além disso, outros campos que podem às vezes não receber tanta importância, mas também podem interferir na sua candidatura, são por exemplo, a cidade onde você reside e se está disposto ou não a se mudar; o seu nível em idiomas estrangeiros, aqui a regra da honestidade prevalece: não minta em relação ao seu nível de inglês ou outros idiomas, pois isso pode ser facilmente testado, e o nível salarial pretendido, se você puser um valor bem alto, irrealista para a vaga, são altas as chances do recrutador sequer saber que você existe.
 
Todos os campos precisam ser preenchidos com atenção e cuidado!
 
Melhores práticas para se candidatar via email
 
Antes de mais nada, se atenha a todos os campos do email.
 
- Assunto:
 
Se o anúncio da vaga não tiver especificado o que colocar nesse campo, escreva “(nome da vaga) – Job Application”.
Ex: Sales Manager – Job Application
 
- Para:
 
Envie um email para cada vaga/empresa que for se candidatar. Nunca queira “aproveitar” o email e enviar para diversas empresas ao mesmo tempo.
 
Imagina como o recrutador vai se sentir se receber uma aplicação “geral”, que tem outros 15 emails no campo “Para”?
 
Isso sem falar que o recrutador pode tirar conclusões negativas sobre você, podem pensar se você não fez esforço enviar um email, imagina se vai se esforçar no trabalho! Muita gente é cortada já nessa fase por causa desse pequeno descuido.
 
- Encaminhar e-mails:
 
É possível perceber quando um e-mail foi reencaminhado. Por isso, não encaminhe e-mails para não ter o mesmo problema acima, podem deduzir que você é uma pessoa que pouco se esforça. Sempre comece a escrever um email do zero. Lembre-se que tudo que você fizer será analisado pelo seu potencial futuro empregador.
 
- Corpo do email:
 
Recomendo escrever um texto curto para se apresentar. Fale brevemente de você e por que você seria uma boa escolha para a vaga. Como exemplo a seguir:
 
“ Dear Sirs (Prezados senhores)
Kindly find attached my résumé for the Marketing Coordinator position in your esteemed company. I have 5 years of experience in Marketing in a consumer goods company. I am a very committed professional and am sure that I will become a valuable asset in your team.

(Você encontrará em anexo meu currículo para a vaga de Coordenador de Marketing na sua estimada empresa. Tenho cinco anos de experiência em Marketing numa empresa de bens de consumo. Sou um profissional muito comprometido e tenho certeza de que me tornarei um ativo valioso na sua equipe.)
 
Looking forward for your contact. (Aguardo ansiosamente o seu contato)
 
Kind Regards, (Lembranças)
 
João Paulo da Silva”
 
Seguindo essas dicas o candidato pode ter certeza que sua classificação nos processos seletivos será muito satisfatória. Pois irá se posicionar de maneira correta no mercado de trabalho e ainda conseguira chamar mais atenção dos recrutadores e headhunters de maneira positiva.

 
Publicado originalmente em: Carreira Fashion
 

 

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