Por Patrícia Bispo
Jornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual RH.com.br. |
O mundo globalizado transformou-se o paraíso
das inovações. Palavras como criação, imaginação, entre outras, tornaram-se
expressões corriqueiras no dia-a-dia das empresas competitivas, afinal com a
tecnologia cada vez mais ao alcance de todos, o inovador passou a ser o
diferencial competitivo para o negócio. Diante disso, as empresa se vêem diante
de uma realidade: é preciso estimular a criatividade dos colaboradores, pois só
assim é possível garantir espaço diante dos demais concorrentes.
Uma organização que sente “na pele” os
benefícios de estimular a criatividade dos colaboradores é a Masa da Amazônia –
braço do grupo americano Flextronics – que fabrica peças plásticas com sede em
Manaus, no Amazonas. Na organização, a inovação sempre está presente entre os
cerca de 950 funcionários. Para isso, a organização instituiu em 2003 o
MultiAção – um programa que tem como premissa principal que “todo ser humano
possui potencial criativo e a necessidade básica de ter seu trabalho
reconhecido. Ao receber reconhecimento pelo seu trabalho, o profissional
motiva-se para trabalhar mais e melhor, favorecendo o seu crescimento e o da
empresa, criando assim, o círculo da melhoria contínua”.
De acordo com Franklin Ferreira, responsável
pelo departamento de desenvolvimento de competências da Masa, quando a
organização implantou o MultiAção, buscou-se reduzir os desperdícios na empresa
e estimular o trabalho em equipe. Para se ter uma noção do que o programa
significa para a companhia, mais de 17 mil melhorias já foram implantadas desde
que o programa foi instituído. “Muitas melhorias foram pequenas, outras muito
significativas como a criação de um dispositivo de refrigeração de moldes que
nos trouxe um retorno de mais de um milhão de reais”, comenta, ao acrescentar
que essa iniciativa é uma verdadeira “mina de ouro”, não só no sentido do
retorno financeiro, mas também pela motivação e pelo comprometimento que
desperta nas pessoas. Em relação ao investimento para a iniciativa, a Masa
destina cerca de 70 mil reais para o programa.
O grande desafio que a Masa enfrentou para
implantar um programa foi elaborar uma estratégia de comunicação para os
colaboradores e buscar, efetivamente, o comprometimento dos líderes na obtenção
de resultados, bem como estimular a participação das equipes. Por sorte, explica
Ferreira, a Masa conta com o superintendente Ulisses Tapajós, que sem foi
extremamente comunicativo e um parceiro fiel do programa.
Como funciona – A prática do MultiAção
pode ser considerada simples, pois para participar do programa os funcionários
formam espontaneamente grupos de duas a quatro pessoas. Todos os profissionais
podem participar do programa, inclusive estagiários, menores aprendizes e
funcionários de empresas terceirizadas que possuam colaboradores permanentes
dentro da organização.
A inscrição é feita através de um formulário
desburocratizado, chamado “Ver e Agir” que é entregue para a equipe do MultiAção
– formada por três colaboradores e um estagiário. Essa mesma equipe recebe os
colaboradores participantes, avalia as idéias apresentadas, pontua as propostas
e distribui brindes. Os gestores da empresa, por sua vez, só avaliam os melhores
trabalhos que são pré-selecionados para efeito de pontuação de fim de
ano.
Mensalmente, após a contagem de pontos, as
equipes ganham prêmios através de uma escala de brindes. Não importa a
quantidade de idéias sugeridas, basta que a equipe inscrita implante a melhoria
e atinja a pontuação. Para facilitar o trabalho da equipe que coordena o
MultiAção, existe uma tabela de conversão de melhorias em pontos. ”A cada
melhoria implantada, existe uma equivalência de pontos que a equipe ganha.
Conforme a equipe vai acumulando pontos, essas pontuações são revertidas em
brindes ao final de cada mês”, afirma Franklin Ferreira, ao destacar que as
premiações são bem variadas como, por exemplo, chaveiros, bottons, bonés,
bolsas, aparelhos de CD, jogos de faca, bolas, garrafas térmicas, entre
outras.
Benefícios – O MultiAção trouxe
benefícios para todos que integram a Masa. Para a empresa, por exemplo, além de
promover seu crescimento, o programa melhorou os índices de qualidade,
produtividade, redução de desperdícios, segurança, bem-estar e meio ambiente;
solidificou a prática da qualidade total de forma voluntária; estimulou a
melhoria contínua nos postos de trabalho; desenvolveu no nível operacional da
organização o senso de apropriação (ninguém melhor do que o colaborador para
visualizar suas próprias oportunidades de melhoria); incentivou a prática de
ações preventivas em todos os níveis da organização e fortaleceu a
competitividade no ambiente de trabalho.
Para os colaboradores, os benefícios foram
evidenciados através do incentivo à prática do “trabalho em equipe”; melhorou a
auto-estima, a motivação e o comprometimento do colaborador através do
reconhecimento de seus talentos, esforços e idéias; gerou maior satisfação no
ambiente do trabalho; propiciou o crescimento das pessoas através da plena
utilização de seus potenciais; tornou o clima de desafio saudável na organização
e conseguiu ampliar o conhecimento das pessoas para aplicação da melhoria da
qualidade no trabalho.
Quem também sentiu os benefícios do MultiAção
foram os gestores da Masa. Através do programa, as lideranças passaram a ter a
oportunidade de descobrir e desenvolve novos líderes. “Observamos, ainda que os
líderes ficaram mais comprometidos com as melhorias da fábrica e o crescimento
dos colaboradores. O relacionamento interpessoal entre colaboradores e os
gestores melhorou e as lideranças tornaram-se a base operacional da fábrica”,
conclui responsável pelo departamento de desenvolvimento de competências da
Masa.
Publicado em 19/03/2007 no
www.RH.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário