Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Criatividade é a rotina na Masa

Por Patrícia Bispo
Jornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual RH.com.br.
 
 
O mundo globalizado transformou-se o paraíso das inovações. Palavras como criação, imaginação, entre outras, tornaram-se expressões corriqueiras no dia-a-dia das empresas competitivas, afinal com a tecnologia cada vez mais ao alcance de todos, o inovador passou a ser o diferencial competitivo para o negócio. Diante disso, as empresa se vêem diante de uma realidade: é preciso estimular a criatividade dos colaboradores, pois só assim é possível garantir espaço diante dos demais concorrentes.
 
Uma organização que sente “na pele” os benefícios de estimular a criatividade dos colaboradores é a Masa da Amazônia – braço do grupo americano Flextronics – que fabrica peças plásticas com sede em Manaus, no Amazonas. Na organização, a inovação sempre está presente entre os cerca de 950 funcionários. Para isso, a organização instituiu em 2003 o MultiAção – um programa que tem como premissa principal que “todo ser humano possui potencial criativo e a necessidade básica de ter seu trabalho reconhecido. Ao receber reconhecimento pelo seu trabalho, o profissional motiva-se para trabalhar mais e melhor, favorecendo o seu crescimento e o da empresa, criando assim, o círculo da melhoria contínua”.
 
De acordo com Franklin Ferreira, responsável pelo departamento de desenvolvimento de competências da Masa, quando a organização implantou o MultiAção, buscou-se reduzir os desperdícios na empresa e estimular o trabalho em equipe. Para se ter uma noção do que o programa significa para a companhia, mais de 17 mil melhorias já foram implantadas desde que o programa foi instituído. “Muitas melhorias foram pequenas, outras muito significativas como a criação de um dispositivo de refrigeração de moldes que nos trouxe um retorno de mais de um milhão de reais”, comenta, ao acrescentar que essa iniciativa é uma verdadeira “mina de ouro”, não só no sentido do retorno financeiro, mas também pela motivação e pelo comprometimento que desperta nas pessoas. Em relação ao investimento para a iniciativa, a Masa destina cerca de 70 mil reais para o programa.
 
O grande desafio que a Masa enfrentou para implantar um programa foi elaborar uma estratégia de comunicação para os colaboradores e buscar, efetivamente, o comprometimento dos líderes na obtenção de resultados, bem como estimular a participação das equipes. Por sorte, explica Ferreira, a Masa conta com o superintendente Ulisses Tapajós, que sem foi extremamente comunicativo e um parceiro fiel do programa.
 
Como funcionaA prática do MultiAção pode ser considerada simples, pois para participar do programa os funcionários formam espontaneamente grupos de duas a quatro pessoas. Todos os profissionais podem participar do programa, inclusive estagiários, menores aprendizes e funcionários de empresas terceirizadas que possuam colaboradores permanentes dentro da organização.
 
A inscrição é feita através de um formulário desburocratizado, chamado “Ver e Agir” que é entregue para a equipe do MultiAção – formada por três colaboradores e um estagiário. Essa mesma equipe recebe os colaboradores participantes, avalia as idéias apresentadas, pontua as propostas e distribui brindes. Os gestores da empresa, por sua vez, só avaliam os melhores trabalhos que são pré-selecionados para efeito de pontuação de fim de ano.
 
Mensalmente, após a contagem de pontos, as equipes ganham prêmios através de uma escala de brindes. Não importa a quantidade de idéias sugeridas, basta que a equipe inscrita implante a melhoria e atinja a pontuação. Para facilitar o trabalho da equipe que coordena o MultiAção, existe uma tabela de conversão de melhorias em pontos. ”A cada melhoria implantada, existe uma equivalência de pontos que a equipe ganha. Conforme a equipe vai acumulando pontos, essas pontuações são revertidas em brindes ao final de cada mês”, afirma Franklin Ferreira, ao destacar que as premiações são bem variadas como, por exemplo, chaveiros, bottons, bonés, bolsas, aparelhos de CD, jogos de faca, bolas, garrafas térmicas, entre outras.
 
Benefícios O MultiAção trouxe benefícios para todos que integram a Masa. Para a empresa, por exemplo, além de promover seu crescimento, o programa melhorou os índices de qualidade, produtividade, redução de desperdícios, segurança, bem-estar e meio ambiente; solidificou a prática da qualidade total de forma voluntária; estimulou a melhoria contínua nos postos de trabalho; desenvolveu no nível operacional da organização o senso de apropriação (ninguém melhor do que o colaborador para visualizar suas próprias oportunidades de melhoria); incentivou a prática de ações preventivas em todos os níveis da organização e fortaleceu a competitividade no ambiente de trabalho.
 
Para os colaboradores, os benefícios foram evidenciados através do incentivo à prática do “trabalho em equipe”; melhorou a auto-estima, a motivação e o comprometimento do colaborador através do reconhecimento de seus talentos, esforços e idéias; gerou maior satisfação no ambiente do trabalho; propiciou o crescimento das pessoas através da plena utilização de seus potenciais; tornou o clima de desafio saudável na organização e conseguiu ampliar o conhecimento das pessoas para aplicação da melhoria da qualidade no trabalho.
 
Quem também sentiu os benefícios do MultiAção foram os gestores da Masa. Através do programa, as lideranças passaram a ter a oportunidade de descobrir e desenvolve novos líderes. “Observamos, ainda que os líderes ficaram mais comprometidos com as melhorias da fábrica e o crescimento dos colaboradores. O relacionamento interpessoal entre colaboradores e os gestores melhorou e as lideranças tornaram-se a base operacional da fábrica”, conclui responsável pelo departamento de desenvolvimento de competências da Masa.

Publicado em 19/03/2007 no www.RH.com.br.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário