Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Gerenciamento do escopo do projeto


De acordo com PMBOK, a Gestão do Âmbito do Projecto (português europeu) ou Gerenciamento do Escopo/Âmbito do Projeto (português brasileiro) é composto dos processos para garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, e somente o trabalho exigido, para completar o projeto com sucesso.

Finalidades
As finalidades do Gerenciamento do Escopo/Âmbito do Projeto incluem a definição do trabalho necessário para concluir o projeto, servir como guia (ou ponto de referência) para determinar que trabalho não está incluído (ou não é necessário) no projeto.
O escopo/âmbito é o foco do projeto. O escopo do projeto difere-se do escopo do produto na medida em que o escopo do projeto define o trabalho necessário para fazer o produto, e o escopo do produto define os recursos (atributos e comportamentos) do produto que está sendo criado.
Os projetos não desviam freqüentemente do foco de negócios da empresa, e geralmente estão relacionados à sua atividade fim.

Seleção do projeto pelo seu escopo/âmbito
A maioria dos projetos passa por um processo para determinar seu custo e valor. Eles são selecionados com base em diversas condições: oportunidade, necessidade, exigências do cliente, mudança de legislações, entre outros. O escopo/âmbito do projeto deve ser criado para dar suporte à finalidade e à necessidade do projecto.
O processo de seleção baseado no valor percebido normalmente é uma relação custo/benefício (BCR). Esse tipo de estudo é comparativo, e determina se o projeto vale a pena ser feito.
Outro modelo de seleção é o método de otimização restrito. Esses métodos são utilizados mais freqüentemente em projectos grandes, e se concentram em equações matemáticas relativamente complexas. Alguns dos modelos mais comuns são: programação linearprogramação não linear, algoritmos de inteiros e programação multiobjetiva.

Início do projeto
Quando um projeto é selecionado, o próximo passo são os processos de início. Uma das principais saídas do início é Termo de abertura do projeto (ou Project charter), que é importante para dar autoridade para o gerente de projetos.
O Termo de abertura do projeto dá nome ao projeto, e define gerente de projeto com autoridade e responsabilidades. Também define as necessidades de negócios a serem satisfeitas pelo produto do projeto (Requisitos do Projeto). Diz-se que o projeto não existe até que um termo tenha sido criado.

Planejamento do escopo do projeto
O planejamento do escopo do projeto é feito através do processo chamado plano de gerenciamento do escopo.
Para determinar qual é o escopo do projeto, existe muito planejamento do escopo. Para isso, tanto o gerente quanto a equipe precisam ter uma visão unificada sobre quais são os componentes do projeto, dos seus requisitos, da expectativa dos stakeholders do projeto, e de onde o projeto se encaixa na necessidade de negócio destes stakeholders.
O resultado dos processos de planejamento de escopo é a declaração de escopo. A declaração de escopo diz o que está dentro e o que está fora do projeto, de maneira clara e sem ambigüidades.
É importante que a declaração de escopo seja bem-feita, e que haja acordo sobre ela. Quando a declaração de escopo estiver pronta, a equipe do projeto, os stakeholders, o patrocinador do projeto e o gerente de projetos não deverão mudar o escopo – a menos que haja um motivo muito forte que justifique essa mudança (que quase certamente implica impactos no custo do projeto).

Processos do Gerenciamento do escopo do projeto
Esses processos vêm após os planos de gerenciamento do escopo. Eles garantem que o escopo incluirá todo o trabalho exigido – e somente o trabalho exigido – para completar o projeto. Também documenta como as mudanças poderão entrar no escopo, e com que freqüência espera-se que o escopo mude.

Controle de mudanças do escopo do projeto
»  Garantir que mudanças sejam acordadas por todos
»  Determinar quando uma mudança ocorreu
»  Gerenciamento de uma mudança quando/se ela ocorrer

Verificação do escopo do projeto
A verificação do escopo é o processo de aceitar formalmente o trabalho do projeto, conforme definido em sua documentação, no escopo do projeto, ou no contrato, quando for o caso. A aceitação formal exige a assinatura para aceitação do produto.
A verificação do escopo do projeto ocorre em determinados momentos:
»  No final do projeto
»  No final de fase do projeto
»  Na entrega dos principais produtos finais dentro do projeto.

Ver também
»  Escopo
»  BCR (relação custo benefício)




Nenhum comentário:

Postar um comentário