Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Elaboração no Excel da tabela e curva ABC



Inicialmente, digite a tabela como mostrada na figura 3.2.




A partir do momento em que os valores estiverem digitados, selecione os dados de B1 até G10, Agora, vá até a barra de ferramentas e em dados marque classificar , conforme a figura 3.3.





Aparecerá uma caixa de diálogo como mostrado na figura 3.4. Marque decrescente, escolha coluna D e clique em OK.





Após este procedimento, o resultado será como mostrado na figura 3.5.







Este procedimento colocará os valores da coluna “valor total” em sentido decrescente. Observe que foi respeitada a premissa inicial de mudar a linha inteira ao mudar um valor total, sendo preservado o código, a quantidade e também o valor.







Para poder traçar um gráfico com os valores desta tabela, vamos inserir uma linha conforme mostrado na figura 3.6. Aponte o cursor do mouse para a barra de ferramentas e clique em inserir linhas. Esta seleção fará aparecer a linha adicional desejada.

Vamos agora inserir uma coluna. Para tanto, coloque o cursor do mouse selecionando a coluna A, vá até a barra de ferramentas e clique sobre inserir e depois em coluna. Observe a figura 3.7.







Digite a seguir os números de 0 até 8 conforme mostrado na figura 3.8.







O próximo passo é a obtenção da soma dos valores apresentados na coluna “Valor total”. Marque a célula E11 e, em seguida, na barra de ferramentas, com o mouse, clique no botão ícone de somatório (Σ), a seguir, marque a célula E3 arrastando com o botão esquerdo do mouse pressionado até a célula E8 e dê um enter. Aparecerá o valor de 141.700. O valor de 141.700, obtido pela soma, corresponde ao valor total em dinheiro contido nesse estoque.







A figura 3.9 mostra como é calculado o percentual que os 100.000 representam no total do estoque. Deve-se clicar sobre a célula F3, digitar o sinal de igual (=), clicar sobre E3, digitar o sinal de dividir ( / ), e clicar sobre a célula E11. Este procedimento criará uma fórmula (=E3/E11*100) para efetuar o cálculo.

Vamos aproveitar para usar um recurso interessante do Excel que é o de arrastar a fórmula para as demais linhas. Este recurso é obtido clicando-se na barra de ferramentas com o cursor do mouse entre o sinal de divisão e E11, e digitando F4 como demonstrado na figura 3.10. A seguir, posicione o cursor do mouse no canto inferior direito da célula F3 (alça da célula ativa), quando aparecer uma cruz preta arraste até a célula F10.







Este procedimento colocará automaticamente a fórmula que construímos nas demais células que marcamos, ou seja, até a célula F10. Como você pode perceber, foram incluídos na fórmula dois cifrões. Esta inclusão permitiu ao Excel “entender” que a célula E11 permaneceu constante nas operações que foram realizadas nas linhas subsequentes.

O resultado como mostrado na figura 3.10 é o seguinte: todos os valores de porcentagens foram calculados automaticamente. O cálculo da % acumulada é realizado da seguinte forma: selecione a célula G2 digitando o sinal de igual. Em seguida, posicione o cursor do mouse na célula F2, clicando com o botão esquerdo do mouse. Este procedimento copiará para G2 o valor zero presente em F2 e tecle enter. Selecione a célula G3, digite o sinal de igual, em seguida, clique sobre a célula G2, digite o sinal de + e na seqüência coloque o cursor do mouse em F3, dando a seguir um enter.

Aparecerá na célula G3 a soma destes valores, como mostrado na figura 3.11.







Agora será necessário calcular as demais porcentagens nas linhas subseqüentes. Este procedimento poderá ser feito automaticamente pelo Excel. Posicione o mouse sobre a célula G3 na alça desta célula até que forme a cruz preta, arraste o mouse com o botão esquerdo acionado. O resultado da operação pode ser visto na figura 3.12.







Na figura 3.13 são apresentados os valores dos percentuais já calculados de forma automática pelo Excel. Este procedimento completa a construção da tabela.







O próximo passo é traçar o gráfico da curva ABC. Para traçar este gráfico, selecione as células A2 até A10. Mantenha a tecla Ctrl pressionada e selecione de G2 até G10, como mostrado na figura 3.14.







Com o mouse, clique no ícone de gráfico. Escolha “Dispersão (XY)” e também o subtipo de gráfico marcado na cor preta, depois clique em concluir, como na figura 3.15.







O resultado deverá ficar semelhante à figura 3.16.







Vamos agora trabalhar um pouco o gráfico criado. Clique sobre a legenda (---- Série 1) com o botão direito do mouse e escolha limpar.







A seguir, coloque o cursor do mouse no eixo vertical do gráfico, clicando então com o botão direito. Este procedimento fará aparecer o menu suspenso mostrado na figura 3.17. Escolha formatar eixo clicando com o botão esquerdo. Aparecerá a caixa de diálogo formatar eixo. Selecione a guia escala conforme mostrado na figura 3.18.







Ainda com esta caixa de diálogo aberta, escolha para máximo o valor 100, mantendo os demais. Selecione ainda a guia número, selecionando número e em casas decimais selecionar o 0 (zero) e dê um ok, como mostrado na figura 3.19.







A figura 3.20 mostra o aspecto do gráfico com as alterações que introduzimos.







O significado do gráfico ABC e da tabela está representado na Tabela 3.9. Observe.







Um “item A” (12,5% dos itens) responde por 70% dos custos, enquanto que cinco “itens C” (62,5% dos itens) respondem por apenas 10% dos custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário