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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Nível de inglês de brasileiro é considerado "muito baixo" em ranking


A lista revela que o País que sediará a Copa do Mundo e as Olimpíadas está em 46º lugar entre 54 países e fica atrás de países como Síria e Vietnã


Prestes a sediar a Copa do Mundo da FIFA, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, o Brasil apresentou um dos piores resultados em um ranking internacional sobre conhecimento da língua inglesa, divulgado nesta quarta-feira (24). De acordo com o Índice EF English Proficiency Index (EF EPI), o País está em 46º lugar entre 54 países, com pontuação inferior, por exemplo, ao Vietnã, Peru, México, Argélia e Síria.
Segundo dados do estudo, que mediu o domínio da língua inglesa de cada País entre 2009 e 2011, o Brasil caiu 15 posições e obteve pontuação de 46.86, muito abaixo da registrada no estudo anterior de 2007 a 2009. Nele, o Brasil estava na 31ª posição, com 47.27 pontos. Com isso, o País foi rebaixado da categoria “proficiência baixa” para “muito baixa”.
Por outro lado, com o objetivo de fortalecer a educação multilinguística para todos os cidadãos, a Europa lidera o ranking, com 11 países presentes nas melhores posições, como a Suécia, Dinamarca e Holanda, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugar na lista.
América Latina apresenta baixo desempenho


Junto ao Brasil, mais sete países latino-americanos apresentaram “proficiência muito baixa”, como a Venezuela, El Salvador, Equador, Colômbia e Guatemala. Já Uruguai, Peru, Costa Rica e México apresentaram “proficiência baixa” e apenas a Argentina foi classificada em “proficiência moderada”.

O estudo vincula o baixo desempenho à importância da língua espanhola na região, pois o idioma compartilhado já permite atividades de comércio internacional e viagens e pode diminuir a motivação para aprender inglês.
A publicação também ressalta que a baixa qualidade da educação pública primária aumenta a dificuldade de introdução à língua inglesa em países como o Brasil, que descobriu no estudo de 2007 que 52% dos estudantes tinham níveis baixos ou muito baixos de habilidade com a própria língua portuguesa. Em todas as regiões, os baixos níveis de educação dos pais e a etnia dos estudantes tiveram forte impacto em leitura.
Ainda, foi constatado que as mulheres latino-americanas tiveram maiores pontuações do que os homens, com 48.94 contra 47.48. A diferença acompanha o índice mundial, no qual as mulheres pontuaram 53.90 e os homens 52.14.
Lista parcial

Veja a seguir os cinco países melhores colocados e os cinco últimos do ranking:


PosiçãoPaíses (melhores colocações)Pontuação

1Suécia68.91
2Dinamarca67.96
3Holanda66.32
4Finlândia64.37
5Noruega63.22




PosiçãoPaíses (piores colocações)Pontuação
*EF EPI
50Colômbia45.07
51Panamá44.68
52Arábia Saudita44.60
53Tailândia44.36
54Líbia42.53 


Metodologia

O EF EPI calcula o nível de habilidade com a língua inglesa a partir de três testes de inglês diferentes que incluem seções de gramática, vocabulário, leitura e audição. Participaram dos testes mais de 1.668.769 cidadão de 52 países e dois territórios. Clique aqui para acessar o relatório completo.





Um comentário:

  1. EXAMES DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS:

    Existem vários exames de avaliação de proficiência em inglês daqueles que o falam não como língua materna. Quatro deles são de grande abrangência e reconhecimento internacional: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language - http://www.toefl.com/), pronunciado /towfl/, o TOEIC (Test of English for International Communication - http://www.toeic.com/), pronunciado /'towIk/, o IELTS (International English Language Testing System - http://www.ielts.org/), pronunciado /'ayelts/, e o CPE (Certificate of Proficiency in English - http://www.cambridge-efl.org/exam/general/bg_cpe.cfm).

    O TOEFL e o TOEIC são os dois exames norte-americanos mais conhecidos. O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service (New Jersey) e o TOEIC por uma subsidiária deste. O TOEFL tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidade dos Estados Unidos ou Canadá, portanto, com vocabulário e textos mais voltados a temas acadêmicos, ao passo que o TOEIC, criado posteriormente, se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. No Brasil, o exame norte-americano Michigan também é conhecido, não tendo entretanto o mesmo reconhecimento no plano internacional.

    O IELTS e o CPE são os dois exames britânicos mais conhecidos. O IELTS é oferecido em duas versões: academic (para quem vai estudar no exterior, semelhante ao TOEFL) e general (para quem pretende imigrar). O IELTS e o conjunto de exames CPE são de responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES),um departamento da University of Cambridge (UK), em conjunto com o British Council, e predomina na Inglaterra, demais países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

    O CPE é o mais avançado de um conjunto de 5 exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência em inglês, também de responsabilidade do UCLES. Embora o CPE também sirva para comprovar proficiência em inglês de candidatos a cursos superiores no Reino Unido, seu objetivo é mais genérico, procurado muito na Europa por aqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. A série completa de exames é:

    KET (Key English Test) - Cambridge Level One
    http://www.cambridge-efl.org/exam/general/bg_ket.htm


    PET (Preliminary English Test) - Cambridge Level Two
    http://www.cambridge-efl.org/exam/general/bg_pet.htm


    FCE (First Certificate in English) - Cambridge Level Three
    http://www.cambridge-efl.org/exam/general/bg_fce.htm


    CAE (Certificate in Advanced English) - Cambridge Level Four
    http://www.cambridge-efl.org/exam/general/bg_cae.htm


    CPE (Certificate of Proficiency in English) - Cambridge Level Five
    http://www.cambridge-efl.org/exam/general/bg_cpe.cfm



    Para ler o artigo completo por Ricardo Schütz, acesse:

    http://www.sk.com.br/sk-toefl.html

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