A "Curva de Valor" é uma recente inovação na cultura do Pensamento Estratégico. A metodologia do Planejamento vem evoluindo muito nas últimas décadas e pode-se afi rmar que está entre as técnicas mais atuais para o desenvolvimento de estratégias para as Instituições.
A fórmula para chegar ao "Valor" de um produto ou serviço é bastante conhecida (e reforçada sempre que possível) nos cursos de Administração de Empresas e Marketing.
O "Valor" é concebido pela relação entre os "Custos" e os "Benefícios" percebidos pelos clientes. Se após subtrairmos todos os "Custos" de todos os "Benefícios", chegarmos a um fator positivo, teremos "Valor", de fato. E quanto maior for esse valor, mais diferenciação e posicionamento a Instituição terá condições fundamentais para o sucesso.
A questão maior está na defi nição de "Custos" e de "Benefícios". O conceito de "Custos" em Marketing e Vendas transcende, um pouco, o conceito cartesiano de custos em Finanças:
"Enquanto para fi nanças os "custos" são formados pelo somatório dos insumos fixos e variáveis necessários para a produção e comercialização de um produto ou serviço (que, acrescidos de uma margem de lucros, tornam-se os preços) para o marketing, custos são estabelecidos pela percepção do cliente, e são compostos pelo valor financeiro de um produto, acrescido dos custos intangíveis como o Custo de Deslocamento (o esforço necessário para ir ao campus), e o Custo de Arriscar (investir quatro anos em educação em uma instituição específi ca e não obter retorno sobre esse investimento)".
Por outro lado, os benefícios também transcendem o desempenho do serviço (que poderia ser reduzido, para facilitar o entendimento, em "Construção do Conhecimento e Formação Profi ssional"). Existem benefícios diferentes para cada aluno, os quais são percebidos de maneiras distintas, com maior ou menor intensidade, por pessoas diferentes. Benefícios ligados ao status de estudar numa Instituição de Ensino específi ca, de conhecer novas pessoas e poder fazer uso da estrutura de esportes do campus podem ser decisórios na opção por uma IES .
O "Pacote de Valor" de uma Instituição é formado, portanto, pelas "Dimensões do Valor", percebidas como positivas pelos alunos dessas organizações, principais características que auxiliam a formação do processo decisório de seus alunos e futuros alunos. Essas dimensões são formadas por um conjunto de "Variáveis".
Em relação a cada uma dessas variáveis, existem as "Práticas Ideais", as "Práticas do Mercado" e as "Práticas da Instituição" (no presente e no futuro). É presunção acreditar que uma organização consegue manter-se com níveis elevados, dentro das "Práticas Ideais", em todas as Dimensões e em suas Variáveis. Existe, portanto, uma oscilação nas curvas de valor das IES , que não estão restritas a um mesmo composto de valor. A contraposição de como atuam sua escola e o mercado em relação a uma determinada questão, de forma geral, sobre esse mesmo assunto, indica os pontos de singularidade e de diferenciação de sua organização.
As estratégias atuais buscam elevar os parâmetros de qualidade das organizações em todas as variáveis e as IES , dessa forma, perdem o foco e a orientação e tornam-se cada vez mais parecidas entre si, competindo em um ambiente de pouca diferenciação.
A Estratégia da Construção de Valor objetiva "desconstruir" o posicionamento atual da organização, por meio de trade-offs e do desenvolvimento de "diferenciais" (Dimensões e Variáveis inéditas no mercado).
Todas as organizações, hoje, buscam posicionamento, equalizando as mesmas variáveis. Reduzem investimentos em "infra-estrutura", por exemplo, em prol da "qualifi cação de corpo docente" ou aumentam o esforço para a ampliação do "número de computadores nos laboratórios", em detrimento de "livros na biblioteca". Ajustando fatores em uma matriz comum, buscam destacar-se de sua concorrência. Um enorme desafi o, posto que atuam com um mesmo composto de variáveis, com parâmetros muito parecidos.
Por meio da Matriz de Valor, a organização consegue visualizar as práticas do mercado, suas ações, projetadas nesse contexto, e tomar decisões baseadas nessas informações, primeiramente, reduzindo e descontinuando algumas práticas dentro de suas estratégias e, posteriormente, desenvolvendo alguns valores inéditos para o mercado.
Em Administração, a essa opção, uma "escolha excludente", em que se opta por um caminho no lugar de todos os demais, dá-se o nome de tradeoff. Abrir mão de um "Valor", tido como fundamental para o mercado, é bastante delicado para as IES atualmente. É uma ação drástica, e poucas organizações estão prontas para dar um salto de qualidade como o proposto.
A dinâmica da criação de valor
A fase inicial desse processo é medir e avaliar a importância das "Dimensões" e das "Variáveis" para as organizações, descrevendo o "Valor Final" residual da relação "Custos e Benefícios" e "Valores". Para a base de cálculo, deve-se sempre trabalhar com atribuições de numeradores de 1 a 10. A fórmula para esses cálculos é:
Modelo de Estratégias de Valor
Definidos os numeradores de cada "Dimensão" para os clientes da organização, é chegado o momento de optar, de defi nir quais Variáveis ou Dimensões são dispensáveis (lembrando que todas são, aparentemente, dogmas imutáveis, essenciais para as IES ). Executadas essas escolhas - a exclusão de algumas variáveis - a organização adentra na fase de criação de novos "Valores" para o mercado.
O processo de maturação desses novos valores é um momento único para a Instituição. Um verdadeiro brainstorming de possibilidades e idéias do qual renasce, invariavelmente, um novo produto ou serviço. É a hora de inovar e criar um novo paradigma, um modelo de negócios diferenciado, com alto valor agregado para os clientes, que seja complexo de reproduzir e com o qual todos da Instituição estejam comprometidos e sejam apaixonados.
Dessa forma, a organização torna a concorrência irrelevante, pois passa a operar em um plano diferente das demais IES . Deixando de equalizar o mesmo composto de parâmetros e passando a trabalhar com variáveis diferentes.
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fonte: http://www.aprendervirtual.com.br/artigoInterna.php?ID=52&IDx=224
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