Muitas empresas, seja por exigência de alguma normativa ou regulamentação, mantém a conhecida Pesquisa de Satisfação de Clientes; Mas o que fazer com seus resultados?
Os famosos índices obtidos com as respostas "Insatisfeito", "Satisfeito" e "Muito Satisfeito" podem contar mais do que estamos ouvindo em nossas rápidas análises.
É o que indica o Net Promoter Score (NPS), métrica criada para medir a satisfação e a lealdade dos clientes das empresas, independente da área de atuação.
Criada em Havard, em 2003 após lançamento de artigo pelo pesquisador de negócios Fred Heichheld e de livro que tornou-se best-seller “The Ultimate Question” (“A Pergunta Definitiva”), o NPS hoje é adotada por grandes empresas como a Apple, a Amazon e a Electrolux.
Baseado na pergunta fundamental: “Você nos recomendaria um amigo?”, este indicador e as ações provenientes de sua análise permite
que uma empresa identifique clientes-parceiros, que ajudam a promover a
imagem da empresa e a obter novos clientes.
Seu cálculo é bastante simples:
(QTD. CLIENTES PROMOTORES - QTD. CLIENTES DETRATORES) / QTD. DE RESPOSTAS
*Quantidade de Repostas = Soma total de participantes, ou seja, (Detratores + Promotores + Neutros)
- 0 a 6: Detratores
- 7 e 8: Neutros
- 9 e 10: Promotores
Detratores: aqueles clientes que tiveram uma experiência
extremamente negativa com a empresa;
Neutros: aqueles
clientes que tiveram uma experiência mediana com a empresa e facilmente
migrarão para o concorrente se as ofertas ou condições de compra forem
melhores;
Promotores: aqueles clientes que tiveram uma
experiência ótima com a empresa e se tornaram defensores da marca.
O número final de seu NPS poderá ser de -100% a 100%, e o que torna a
pesquisa cada vez mais válida é a quantidade de respostas que você
obtiver, pois quanto maior o universo respondido mais próximo você terá
da qualidade de seu atendimento.
Logo após a coleta dos dados, é necessário que a empresa dê um feedback
aos clientes pois ao responderem às pesquisas eles possuem uma alta
expectativa em serem respondidos.
Segundo Fred Reichheld, especialista
em fidelização de clientes, é possível transformar clientes em
parceiros, originando bons lucros e gerando um crescimento verdadeiro e
sustentado.
Referências:
Fábio Carvalho possui vivência de dez anos implementando, coordenando e auditando Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.
Como explorar melhor os resultados de sua Pesquisa de Satisfação de Clientes de Fábio Carvalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
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