Observa-se diariamente em nosso cotidiano, cada vez mais a sustentabilidade entrando em nossas vidas. Nunca se viu tantas empresas realmente compromissadas com o desenvolvimento sustentável, as práticas de corrupção estão diminuindo. Estas são algumas das falácias que estão impregnadas em nossa realidade, a verdade é que o jeito como é conduzida a Responsabilidade e Sustentabilidade das Empresas hoje em dia, não é tão eficaz quanto se gostaria, prova disso são os cada vez piores indicadores sociais e ambientais.
No livro "The Age of Responsibility" o autor PhD Wayne Visser enumera o porque do modelo atual de atuação das empresas não vem contribuindo de maneira positiva com as questões socioambientais, nesse panorama, Visser propõe uma nova maneira de pensar a Responsabilidade e Sustentabilidade das organizações. A RSE, sigla mais conhecida por Responsabilidade Social Empresarial, deve ser vista de outra forma, inclusive em sua nomenclatura, passando a ser RSE 2.0 ou Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial, mais abrangente e adequado as atuais necessidades acadêmicas e gerenciais, âmbitos onde ainda existem falta de conhecimento de grande parte dos gestores sobre o que se trata.
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Assim como as empresas se renovam de tempos em tempos,
esse é o tempo de renovar e repensar a Responsabilidade Social Empresarial |
Na proposta de Visser, a RSE 2.0 seria pautada em cinco princípios fundamentais, principios estes que seriam fundamentais na construção de uma nova realidade onde, as empresas como um todo, possam contribuir com impactos positivos sobre a sustentabilidade planetária. Assim como o bem sucedido modelo da qualidade total e seus princípios, porque não adotar princípios para nortear as organizações sobre suas ações de sustentabilidade? Os principios que o autor expõe são:
1.Criatividade: A questão da criatividade é um fator determinante nas inovações, mas as empresas devem direcionar sua criatividade para gerar inovações que tragam valores econômicos, mas que também reduzam impactos, assim auxiliando na resolução de problemas socioambientais.
2.Atingir Escala: As boas práticas em Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial que realmente venham a dar certo, devem ser comunicados ao mercado para que assim mais e mais empresas as adotem. Afinal, sozinho, ninguém faz a diferença.
3.Pensar Global e Agir Local: Pensar as estratégias em Responsabilidade e Sustentabilidade Empresarial, sempre levando em consideração as peculiaridades locais, importar no estilo "Copiar/Colar" pode nem sempre ser tão efetivo.
4.Receptividade: As organizações devem ser mais receptivas no sentido de questionar se suas ações realmente fazem a diferença, caso não, estar de braços abertos para adotar práticas que fomentem a sustentabilidade em todos os seus âmbitos.
5.Circularidade: Pensar a utilização dos recursos produtivos de maneira mais racional, fazendo uso dos 3R's (Reduzir, Reciclar, Reutilizar);
Os princípios da RSE 2.0 enfocam a nova abordagem que se deve ter sobre o tema. Gestores e organizações devem pensar de maneira transversal, inserindo a sustentabilidade em todos os departamentos organizacionais, cada área tem seu papel fundamental na sustentabilidade corporativa.
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