Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Carro nacional vai mal em enchentes


Por Thiago Vinholes

Estudo elaborado pelo Cesvi mostra poucos veículos bem capacitados para alagamentos



A falta de planejamento das cidades brasileiras e a forte chuva que cai sobre o País em determinadas épocas do ano são a combinação perfeita para criar enormes enchentes que transformam ruas em rios, quando não em corredeiras. Nesse cenário, os maiores prejudicados são os automóveis, que acabam debaixo d’água, e em seguida o bolso de seus proprietários, que esvazia na hora de reparar o veículo alagado.

Para minimizar esse prejuízo, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, o CESVI, elaborou uma pesquisa que classifica os veículos de acordo com o risco que cada um corre na eventualidade de se envolver em alagamentos. O estudo aborda os possíveis danos que os carros podem sofrer em função de suas características mecânicas e elétricas.

A classificação é apresentada em um intervalo de 0,5 a 5 estrelas. Quanto maior a nota, melhor o veículo e menor seu risco de apresentar danos em enchentes que provoquem a parada do veículo.

Avaliações – melhores e piores

Seguindo essa pontuação, o veículo com a melhor nota foi o Renault Fluence, que chegou aos 5 pontos. Em seguida, com quatro pontos, aparecem os modelos Renault DusterChevrolet Cobalt e os Citroën C4 Picasso e C4 Hatch. Abaixo desses modelos, a situação se complica, sempre com notas abaixo de 3,5.
Os piores colocados, com apenas 1 ponto, são os Fiat Palio Fire e Mille, enquanto o Chevrolet Celta, que também não foi bem avaliado, obteve apenas 1,5 ponto.

Critérios do CESVI

Para chegar ao Índice, uma análise detalhada é realizada em cada modelo, avaliando a possibilidade de danos por enchente sob duas frentes: risco de sofrer calço hidráulico, quando a água invade a câmara de combustão do motor, e risco de comprometimento de seu funcionamento por danos em componentes fundamentais.

Em sua pesquisa, o CESVI leva em consideração os seguintes itens: sistema de admissão, sistema de escape, cilindrada do motor, taxa de compressão, alternador, centrais elétricas, sensor de oxigênio (sonda lambda), sensor de rotação do motor, unidades de controle e embreagem.

Ranking – Danos de Enchente

VeículoNota
Renault Fluence5
Renault Duster4
Chevrolet Cobalt4
Citroën C4 Hatch4
Citroën C4 Picasso4
Fiat Bravo3,5
Nissan Versa3,5
Ford New Fiesta Sedan3,5
Peugeot 3083,5
Novo Citroën C3 Hatch3,5
Novo Fiat Palio3
Suzuki SX43
Nissan Livina3
Fiat Grand Siena3
Volkswagen SpaceFox3
JAC J3 Hatch2,5
Nissan March2,5
Novo Fiat Uno2,5
JAC J3 Turim2,5
Renault Logan2,5
Citroën C4 Pallas2,5
JAC J62,5
Toyota Etios Hatch2,5
Chevrolet Onix2
Chevrolet Celta1,5
Chevrolet Corsa Hatch1,5
Chevrolet Prisma1,5
Fiat Mille1
Fiat Palio Fire1


Publicado originalmente em: IG - Carros
Acessado em 18/01/2013; 21:35 - Horário de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário