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domingo, 27 de janeiro de 2013

Campanhas de Qualidade – um recurso que motiva a sua empresa

Por Sergio Canossa – sercan@sercan-consultoria.com.br

A implantação dos sistemas de qualidade e de metodologias correlatas bem como as ferramentas e técnicas a serem adotadas requer o envolvimento e comprometimento dos funcionários e de suas respectivas áreas. A formação de equipes multifuncionais e a disseminação de conhecimento são importantes para que o sucesso seja possível. Atividades em grupo, projetos altamente estruturados, atividades que requerem disciplina e pressão pelos prazos são corriqueiros no mundo da qualidade.

Construir uma cultura de qualidade que possa arraigar na organização é o desafio de todo gestor de qualidade. Por outro lado, a manutenção do que outrora foi implementado necessita de esforços adicionais para que continuem proporcionando os resultados esperados. A perspectiva de continuidade é fator relevante e expectativa em todos os pilares adotados. A melhoria destes programas ao longo do tempo, por outro lado, parece inalcançável por que a dispersão devido à rotina se torna evidente. Encontrar meios para manter a equipe interessada e motivada é uma tarefa árdua que parece desencontrada. Muitos gestores de qualidade acabam por ficar sem ação e, precisam encontrar soluções que voltem a motivar os funcionários. Há princípios básicos que podem ser utilizados.

Muitos dos projetos originais de qualidade nas organizações começaram por grandes campanhas e eventos que envolveram a todos em todos os níveis hierárquicos. Apresentações, palestras, cartazes e faixas, convocações para ouvir o som do milagre a ser alcançado é o que envolve as pessoas dentro de uma organização. Os gestores de qualidade iniciavam programas de qualidade por campanhas como a de Organização e Limpeza e, uma das atividades chave era o dia da Limpeza. Todos estavam a postos para limpar e organizar todos os lugares e salas da empresa. Uma faxina que passava pelos bens materiais e acabava na limpeza dos modos de trabalho que provocam falhas e problemas em todas as atividades. Um ato positivo, mas acima de tudo simbólico porque estabelecia um marco, um divisor de tempo na organização. Após a campanha um modo novo estava nascendo e todos estavam comprometidos. A palavra mágica: compromisso. É isto que muitas das campanhas buscavam e continuam até hoje.

No entanto as campanhas estão em desuso em muitas organizações. O hábito proposto pelas atividades que foram normatizadas parece estar implantado. As pessoas novas que estão chegando às organizações não foram incluídas neste movimento que se transformou ao longo do tempo. Assim as campanhas foram ficando no esquecimento. Mas ainda é muito freqüente encontrarmos em algumas grandes corporações que necessitam manter viva a cultura que estabeleceram através de seus princípios. Mas infelizmente as campanhas são um recurso pouco utilizado se avaliado sob o contexto geral. É preciso retomar esta boa prática para que conhecimentos e atitudes possam ser difundidos.

As campanhas de qualidade podem assim ser um instrumento valioso para que a equipe de gestão obtenha sucesso. Mas os funcionários precisam ser periodicamente motivados uma vez que a rotina faz com que atividades repetitivas ou que pareçam sem importância percam sentido e valor. Fazer todo dia, da mesma forma reduz o comprometimento e permite que haja redução da atenção. E atenção aliada ao comprometimento é preponderante nas tarefas realizadas dentro das organizações atuais.

Como seres humanos que somos precisamos de estímulos que se renovam e, nos leve a estabelecer novos horizontes e uma nova base de ações – em suma uma nova rotina. Queremos fazer algo diferente. Necessitamos de mecanismos que nos tire da inércia e leve-nos a reforçar interesses ou mesmo a dedicarmos aos novos temas. É preciso sentir valor no que é novo, buscar utilidade no que se faz e se reinventar o tempo todo. Fazer de maneira diferente o que fazemos todos os dias, seja na fábrica seja no escritório. Quando nos acostumamos, o dia-a-dia fica sem sentido. A impressão que fica é “porque me esforçar?”. A mensagem que o inconsciente nos passa é “já sei fazer”, assim posso relaxar.

As campanhas de qualidade têm por missão tornar-se o gatilho que renova os interesses que estimulam para o novo, que incentivam a aprender e a fazer o que sempre foi feito. Devem promover uma mudança sabendo que ela não será definitiva como se faz parecer todas as ações aos quais rotineiramente somos submetidos. Imaginamos que ao ser exposto ao novo conceito ou idéia e, uma vez que aceitamos sua proposta, nada mais poderá alterar o novo comportamento.

As campanhas de qualidade devem permitir o destaque para uma idéia, um conceito, um fundamento a ser reforçado. É preciso ter claro onde se pretende chegar, qual mensagem a ser reforçada, que atitude deve ser modificada. É importante que a campanha pareça única, ainda que esteja sendo repetida a intervalos definidos. O público alvo precisa manter vivo o interesse em participar e agir como esperado. Assim, as campanhas devem se renovar o tempo todo, ainda que o modelo possa se manter inalterado.

Para renovar o interesse é fundamental que as campanhas tenham início e fim determinados. Não há campanhas ou programas que se mantenham ativos e estimulantes o tempo todo. Assim, deve ser rápido, prático e impactante. O fator surpresa é um elemento que não deve ser ignorado. O gostinho de quero mais deve permanecer e gerar expectativas para as próximas campanhas. Os coordenadores de campanhas precisam ser criativos para manter os participantes estimulados e motivados.

Constantemente devem trazer novidades para que possam despertar interesses. E vez por outra, retomar projetos com nova roupagem para os novos membros possam ser envolvidos da mesma forma que os antigos. É preciso lembrar que o quadro de empregados se renovará com o passar do tempo, mas, inúmeros dos antigos empregados estarão presentes em muitas etapas de transição. Estes devem ser motivados a agirem como multiplicadores contando sua experiência e atuando como facilitadores ao cooperar com a campanha ou mesmo serem estimulados a mostrar sua experiência e conhecimento quando provocados pelas campanhas.

Os valores – financeiros ou pessoais – são também relevantes no planejamento de uma campanha de qualidade. A utilização de brindes ou recompensas financeiras devem ser transitórias e não podem ser incorporados à rotina dos funcionários. A função das campanhas não é tornar-se instrumento de progressão profissional ou parte da política de benefícios ofertados. Quando as pessoas se acostumam o estímulo perde valor e importância. E muitas das vezes passam a ser cobrados como direitos adquiridos. O ganhar, seja um brinde ou outra forma, deve simbolizar o esforço, o desafio, o comprometimento do público alvo. Portanto, o que se ganha, numa campanha, deve significar o sucesso individual ou o da equipe. Deve haver um sentimento de vitória daquele que participa. É para ser contado. É para ser lembrado. É orgulho a ser celebrado.

O planejamento de uma campanha de qualidade deve ser inserido no contexto da organização para que se estabeleça a necessidade de sua realização. O clima organizacional também deve influir na decisão de como premiar os participantes ou mesmo estimular aqueles que são objeto da campanha. Um momento ruim da companhia deve nortear as decisões assim como bons momentos. Os prêmios devem ser símbolos e não a razão da campanha. Mesmo recompensas financeiras não devem superar o salário do profissional ou ter impacto significativo.

A proporção entre o ganho efetivo e aquele proporcionado pela campanha não deve ser desproporcional ao ponto da campanha ser mais importante e relevante. Algumas atividades profissionais se valem de campanhas freqüentes como forma de motivação, mas elas não devem estimular o impossível. Também a campanha pela campanha deve ser evitada porque a leva à rotina e desestimula sua equipe. Em todo o processo o envolvimento e comprometimento da gestão e direção da organização devem ficar visíveis. É como se fosse um pedido pessoal, o olho no olho, um fator de confiança. Isto pode ser manifestado por um evento de lançamento conduzido ou com a presença do corpo diretivo e do gerencial. Quando isto ocorre, os funcionários têm a sensação de “falou para mim” ou mesmo “vou me comprometer”. As regras devem ser claras e objetivas. Todos devem conhecê-las e aceitá-las. O conflito não deve ser estimulado porque provoca o fim da equipe, que se espera unida.

A divulgação da campanha deve ser intensificada através de todos os canais existentes na organização – intranet, e-mails, faixas, quadro de aviso, reuniões de início de turno, concentração geral no auditório ou mesmo refeitório, etc. Estes canais devem ser identificados e, as estratégias segmentadas, para que as ações possam ser direcionadas. As equipes devem ser orientadas para que estas ações sejam executadas da melhor forma possível. Analisar o perfil do público particularizado auxilia no foco a ser desenvolvido.

O monitoramento da campanha através de suas ações e resultados faz a diferença. Quaisquer problemas podem ser corrigidos ou ações revistas para que o público alvo seja envolvido. Durante o período de campanha atenção total deve ser dada aos funcionários para que dúvidas sejam sanadas e, o comprometimento seja estabelecido. Quanto mais esta relação for manifestada, o sentimento de euforia e sucesso será observável. Provocar a permanência desta sensação é importante para que se contagie toda a campanha.

Ao final do período da campanha, um encerramento formal deve ser anunciado e executado. Todos precisam saber que a promoção encerrou e, agora deve ficar a expectativa para a realização do próximo evento. Ao tornar-se público agradeça o envolvimento dos que participaram, convide os que ficaram distantes e, principalmente comunique os resultados. Aproveite para reforçar a percepção de todos quanto ao sucesso que se pode observar. Faça com que todos celebrem os resultados, através de confraternização sempre em caráter coletivo e deixando espaço para que o próximo evento.

Passado o período da campanha vá a campo observar se o propósito foi atendido. Converse com os funcionários, observe o trabalho, avalie o comportamento. Verifique se a campanha mudou as pessoas envolvidas. Julgue se os objetivos foram atingidos. Se sim, aproveite as lições aprendidas. Se não, estabeleça novas ações para não incorrer em erros na próxima campanha.

Publicado originalmente em: Portal Toque de Qualidade
Acessado em 29/01/2013; 00:35 h - horário de São Paulo



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