Já até virou rotina, todo mês tem dois ou três recalls
de automóveis. Alguns envolvem falhas mais simples, como um problema no
sistema elétrico da trava ou vidro, outros já se tornam mais perigosos,
como travamento das rodas ou vazamento de óleo no motor.
Nesta quarta-feira mesmo, 9, a
Toyota fez uma campanha de recall mundial para 6,4 milhões de
automóveis. Confira abaixo quais foram os 10 maiores recalls da
história.
(Fonte: Infomoney)
(Fonte: Infomoney)
1- Ford (Outubro/2009)
Defeito: combustão espontânea no sistema de Cruise-Control (controle de velocidade)
Unidades: mais de 14 milhões
Modelos: Explorer, Excursion, Ranger (foto), Windstar, E-150-450 e Mercury Mountaineer (de 1992 a 2003)
O maior recall da história do setor automotivo se originou graças a uma falha no sistema de controle de velocidade que podia causar risco de incêndio, já que as chaves estavam propensas a superaquecimento. Para piorar a situação, em certos modelos, o problema no Cruise-Control podia se espalhar para o sistema de segurança do carro. Apesar do tamanho, o recall afetou somente 4,5 milhões de clientes.
2 - Ford (Abril/1996)
Defeito: problemas na ignição
Unidades: 7,9 milhões
Modelos:
Aerostar, Bronco, Crown Victoria, Escort, Mustang (foto), Tempo,
Thunderbird, F-Series, Lincoln Town Car, Mercury Cougar, Grand Marquis e
Topaz (de 1988 a 1993)
Em meados da década de 1990, os consumidores da Ford começaram a relatar problemas com a ignição do carro; em alguns casos, houve até curto-circuito e colapso da coluna de direção.
3- GM (Dezembro/1971)
Defeito: falha na montagem do motor
Unidades: 6,7 milhões
Modelos: Bel
Air, Brookwood, Camaro (foto), Caprice, Chevy II, G Series, Impala,
Kingswood, Nova, P Series, C Series e Townsman (de 1965 a 1970)
A montagem dos motores são, praticamente, destinadas a falhar, pois precisam permitir que o bloco pesado fique fixo em um lugar, mas ao mesmo tempo seja flexível para evitar a transferência de vibração para os ocupantes do veículo. Porém, não foi o que aconteceu com o motor da GM; a montadora precisou fixar melhor o item para evitar aceleração involuntária do carro.
4- Toyota (Outubro/2009 a Janeiro/2010)
Defeito: aceleração não intencional
Unidades: 6,67 milhões
Modelos: Avalon, Camry, Corolla (foto), Corolla Matrix, Highlander, Prius, RAV4, Tacoma, Tundra e Lexus (de 2004 a 2010)
Como a falha de aceleração não intencional são considerados “enigmas mecânicos”, pois é difícil de recriar o acontecimento, a montadora acabou emitindo dois recalls – um para a troca do tapete, que poderia emperrar o pedal do acelerador, e outro para verificar o mecanismo do pedal.
5- Toyota (Abril/2014)
Defeito: diversas falhas (volante, assento, motores de arranques, limpadores de para-brisa e airbag)
Unidades: 6,39 milhões
Modelos: 27 modelos, incluindo o RAV4 (foto), Yaris, Pontiac Vice e Subaru Trezia
A montadora não informou muitos detalhes sobre o seu segundo maior
recall. Mas disse que cerca de 3,5 milhões de veículos estavam sendo
convocados para substituição de um cabo em espiral que pode ser
danificado quando o volante é virado, fazendo com que o airbag deixe de
ser ativado em caso de acidente; outros 2,32 milhões de modelos de três
portas, fabricados entre janeiro de 2005 e agosto de 2010, passarão pelo
recall para verificação de falhas no trilho de ajuste de bancos; e
outros recalls são por falhas em suportes de coluna de direção, motores
dos limpadores de para-brisa e motores de arranque.
Unidades: 6,39 milhões
Modelos: 27 modelos, incluindo o RAV4 (foto), Yaris, Pontiac Vice e Subaru Trezia
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