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terça-feira, 14 de maio de 2013

Apresentação de uma empresa


Um dos fatores que mais influem na captação e prospecção de clientes é a forma de apresentação de uma empresa. Desenvolver uma apresentação que impressione e destaque a empresa é um item que as pequenas empresas muitas vezes se descuidam, ou nem mesmo procuram, mais por uma questão de economia, do que propriamente consciência de que isto influi nas suas relações com o mercado. É o tipo de economia que economiza somente a imagem da empresa. Mas, que, ao contrário, deve ser encarada como investimento. E como todo investimento ele deve lhe trazer retorno.

Pode-se entender como apresentação da empresa tanto a apresentação pessoal na venda ou reunião, como também as peças de comunicação desenvolvidas para todo tipo de contato que uma empresa possui com o mercado. Como, por exemplo, quanto ao telefone, se a empresa possui um roteiro ou script, Internet, se possui um site, ou existe uma personalização de mala eletrônica enviada, mala direta, se possui envelope e papel de carta, personalizados, transporte, se existe identificação da empresa no sistema de transporte ou entrega, etc.

O que tratarei neste artigo é da apresentação da empresa desenvolvida como portifólio ou catálogo empresarial. Um grande dilema para a pequena empresa é o que ele deve conter.
Recomenda-se que o mesmo tenha como itens básicos no seu conteúdo, os itens abaixo descritos:

1. Quem é a empresa – breve histórico e/ou uma descrição de sua missão, valores e comprometimento;

2. Produtos e serviços – descrição dos produtos com especificação, fotos e/ou serviços. Para empresas que não são do segmento de serviço, este item é o catálogo de produtos;

3. Principais clientes – elencar seus principais clientes citando apenas o nome da empresa. Não é necessário citar referências e nem tão pouco CNPJ e telefone das empresas clientes;

4. Profissionais responsáveis – este item auxiliará as empresas que estão começando e ainda não possuem clientes. Uma breve descrição do currículo dos profissionais responsáveis citando principalmente as empresas em que trabalharam e resultados obtidos;

5. Contato – endereço, endereço eletrônico, fone, fax. Não se recomenda citar o número de celular, apenas. Uma empresa deve possuir outras formas de contato com o mercado.

O próximo passo é produzir as cópias de seu portifólio. Muitas pequenas empresas costumam fazer as cópias na própria empresa. Isto é um erro capital. Ele deve ser personalizado, e feito por profissionais da área de comunicação e/ou produção gráfica. Possuindo imagem/foto, ela necessariamente precisará de tratamento especial para ficar com uma definição que permita traduzir a qualidade de seus produtos e/ou serviços. Portanto procure a ajuda de profissionais da área.

O portifólio ajudará na tomada de decisão e na negociação. É o primeiro contato que um “cliente prospect” terá com sua empresa. A primeira impressão da empresa deve e necessita ser a melhor possível. Ajudará o seu futuro cliente a ter uma noção de sua empresa, e da imagem que ele construirá num primeiro contato.

O proprietário de uma pequena empresa pode decidir entre fazer uma apresentação impressa em papel, ou eletrônica. A tecnologia ajuda diminuindo custos para quem precisa ter um catálogo de produtos com muitas fotos, por exemplo. A opção é produzir um catálogo em CD, ou até mesmo DVD.

Lembre-se que as empresas nas suas relações com o mercado não querem correr risco, nem querem perder tempo. Segurança, rapidez e conveniência são fundamentais. A apresentação da empresa pode ajudar sua empresa a atender estes requisitos tão fundamentais na negociação com os clientes.
Fonte: Wlamir Bello – Consultor – Sebrae-SP

Publicado originalmente em: Blog R2 Creative
Acessado em: 14/05/2013 - 10:50, Horário de Brasília


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