Tenho acompanhado candidatos comentando nas minhas redes de emprego que enviam uma porção de currículos para diversas empresas e não recebem contato para participar de entrevista.
Em muitos casos, a resposta para essa falta de um retorno é que a cada vaga divulgada as empresas costumam receber dezenas de currículos, e infelizmente muitos candidatos não sabem preparar um bom currículo, ou seja, não sabem vender a sua imagem, sua experiência através de um currículo.
Alguns candidatos enviam currículo tipo "spam": enviam por email para todas as empresas e lista de emails que encontram pelo caminho. Muitas vezes sem atentar-se ao perfil da empresa, perfil/requisitos da vaga...enfim atiram no escuro sem foco.
Esses dias coloquei um anúncio para empresa do Ramo de Educação e um candidato enviou o currículo citando querer fazer parte dessa Indústria Alimentícia.
Currículos enviados "às cegas" vão parar no banco de dados e muitas vezes na lixeira.
O currículo é o seu cartão de visitas, é o que abre portas para uma entrevista de seleção. Com milhares de currículos para serem analisados, os que trazem mais detalhes sobre as atividades desempenhadas são os que mais interessam aos recrutadores.
Os prazos que temos para processos seletivos são bem curtos na maioria das vezes, e um currículo bem elaborado nos auxilia e muito.
Não deixem de enviar no assunto do e-mail o nome da vaga que deseja ocupar, é primordial!
Não envie no corpo da mensagem textos de súplica pelo emprego, de desespero, falando que precisa muito, que está passando necessidades... saiba vender-se da melhor maneira possível. As empresas procuram um profissional e não fazer filantropia!
Montei esse modelo comentado de currículo para auxiliar os candidatos a montar um currículo bem estruturado e com todas as informações que devem transmitir nesse primeiro contato.
Um bom currículo pode facilitar e muito sua vida na hora de ser claro, sucinto e objetivo.
Garanto que dando uma atenção maior à elaboração do seu currículo você fará dele uma ferramenta decisiva na busca por uma colocação/recolocação no mercado de trabalho.
Começo por onde?
Não se usa capa e nem a palavra Currículum Vitae.
Dispense cores, linhas, traços e etc que "enfeitam" o currículo.
Comece pelo seu nome, afinal esse currículo é o SEU cartão de visita. Você é o "produto" que vai ser "vendido".
Exemplo:
LAURA MARIA DE ALMEIDA (Fonte 14 ou 16 em negrito)
Dados pessoais
Resumem-se ao seu nome, endereço, telefone, e-mail, idade e estado civil.
Não coloque dados pessoais referente a documentos, esse tipo de informação é passada nas entrevistas.
RUA 10, N° 116, 25 ANOS.
CENTRO
GOIÂNIA – GO. CASADA.
CENTRO
GOIÂNIA – GO. CASADA.
(62) 3315-0000/ (62) 8500-0000
modelodecurriculo@teste.com.br
modelodecurriculo@teste.com.br
Objetivo
Deixe claro, logo no início, a qual cargo você está se candidatando ou qual a sua área de interesse.
Assistente Administrativo ou Atuar na área Administrativa/Financeira
Perfil Profissional
Trata-se de um resumo relâmpago (máximo de dez linhas), sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página.
O selecionador precisa entender sua evolução profissional numa rápida passada de olhos, por isso vá direto ao ponto.
Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.
Foco no seguinte: Quem ler este texto vai querer me conhecer?
Experiência de 06 anos na gestão estratégica e tática do transporte internacional de valores.
Especialista em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Pós-graduando em Gestão do Conhecimento.
Fluente em inglês e francês, Certificação PMP e Certificação LPIC-201
Especialista em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Pós-graduando em Gestão do Conhecimento.
Fluente em inglês e francês, Certificação PMP e Certificação LPIC-201
Formação Acadêmica
Mencione os cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações que fez na ordem do último para o primeiro.
Não esqueça de colocar o ano de início e término de cada um e o nome completo das instituições.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Administração de Empresas
Universidade Paulista - UNIP
Concluído em 2009
Universidade Paulista - UNIP
Concluído em 2009
Se tiver apenas formação escolar, coloque:
FORMAÇÂO ESCOLAR
Ensino Médio Completo
Colégio Estadual José Ramalho
Concluído em 2009
Colégio Estadual José Ramalho
Concluído em 2009
Experiência Profissional
O ideal é destacar os cargos mais recentes. Coloque em ordem cronológica (do mais recente para o mais antigo).
Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo.
O que interessa são as experiências dos últimos cinco ou dez anos! Se tiver muitas, coloque até as 3 ultimas, ou as que mais tem perfil da vaga em questão.
Sintetize suas principais realizações em no máximo cinco linhas. Destaque projetos que liderou ou dos quais participou, metas atingidas, etc.
TRAINEE – ASSESSORIA E TREINAMENTO EMPRESARIAL.
Assistente Administrativo - Período: 06/2007 – 08/2008.
Principais Atividades: Serviços administrativos, tais como: elaboração e controle de documentos, controle de fluxo de caixa, recebimento de mensalidades. Recrutamento & Seleção para empresas parceiras; Elaboração de currículo gerador de entrevistas; Avaliação do perfil profissional dos alunos; Aulas de Marketing Pessoal e Técnicas de entrevistas; Pesquisa de mercado; Contato comercial com os clientes e Divulgação de cursos.
Cursos de Extensão Universitária ou Formação Complementar
Coloque o nome da instituição, nome do curso, carga horária e mês e ano de conclusão.
Se tiver muitos cursos, coloque apenas os voltados à área do cargo em questão.
Recrutamento & Seleção de Pessoal – GAP: Grupo de Administração Profissional
Carga Horária: 16 Horas/Aula – Concluído em Outubro/2011
Carga Horária: 16 Horas/Aula – Concluído em Outubro/2011
Informações Adicionais
Colocamos aqui informações tais como disponibilidade de mudança de cidade e/ou estado, pretensão salarial e outras informações variáveis de acordo com cada vaga.
Carteira de Motorista 'AB'
Disponibilidade para mudança de cidade ou estado
Algumas outras informações que devem ser avaliadas de acordo com o perfil da vaga ou exigências de cada empresa:
Idiomas: Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso.
Salários: Não mencione pretensões salariais a menos que seja solicitado! Deixe para tratar desse assunto mais tarde. Dependendo do valor, esse item já pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato.
Carta de apresentação: Ela não é fundamental, embora seja bastante útil desde que diga, em cinco linhas, o tipo de empresa e os cargos que você deseja. Se não for curta e objetiva assim, esqueça. O perfil profissional bem elaborado já exclui a necessidade da carta de apresentação.
Revisão: Depois de pronto, leia e releia o texto com calma e atenção. É recomendável mostrá-lo para algum amigo mais experiente, que possa alertá-lo para possíveis deslizes, ou até mesmo contratar um revisor. Erros de português e de digitação passam ideia de desleixo.
Orientações de formato:
Número de páginas: O currículo deve ter entre uma e duas páginas.
Texto: Fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Clareza é fundamental: a pessoa que vai ler o seu currículo tem que entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.
Fotos: Não envie foto anexada ao currículo. Antes de conhecer a cara do candidato, os recrutadores querem saber de seus feitos e habilidades. Só mande foto se isso for pedido e cuide para que seja uma 3×4 comportada.
MODELO
Maria de Fátima Ribeiro (colocar fonte tamanho 14 ou 16)
Brasileira, Solteira, 22 Anos
Rua Americano do Brasil, nº 100, Bairro Feliz, Goiânia-GO
(62) 0000-0000 modelocurrículo@modelo.com.br
Objetivo
Assistente de Recursos Humanos
Perfil Profissional
Vivência de 06 anos em Recrutamento & Seleção em consultoria de grande porte. Atuação desde a divulgação de vagas até o processo final com aplicação de testes psicológicos.
Profissional dinâmica, responsável, liderança e excelente relacionamento interpessoal.
Experiência em gestão de equipes e aplicação de dinâmicas de grupo.
Formação acadêmica
Gestão de Recursos Humanos
Faculdade Estácio de Sá - Concluído em 12/2012
Experiência Profissional
Empresa modelo Ltda.
Assistente de Recursos Humanos - 12/ 2009 a 01/2013
Principais atividades: Responsável pela divulgação de vagas, triagem de currículos, aplicação de testes psicológicos, entrevistas de seleção e integração.
Cursos de Formação Complementar
Recrutamento e Seleção – Centro profissionalizante de Anápolis
120 horas/aula – Concluído em 12/2012
Informações Adicionais
Disponibilidade de mudança de cidade
Pretensão salarial: R$ 1.200,00
Envie sugestões de temas para a coluna, críticas, elogios e dúvidas para rafaelmirandamendes@hotmail.com
Abraços e sucesso!
Rafael Mendes
Especialista em Recursos Humanos e Coaching
(62) 8572-3432
Especialista em Recursos Humanos e Coaching
(62) 8572-3432
Publicado originalmente em: Meganésia
Acessado em: 04/04/2013 - 11:35 Horário de Brasília
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