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domingo, 23 de dezembro de 2012

O Gestor da Qualidade e a Fadiga da Gestão

Depois de longos meses de muito trabalho com objetivo de receber o reconhecimento de uma certificadora no processo de qualificação em pró a ISO 9001, imagina-se que neste exato momento é que o papel de Gestor da Qualidade se inicia.
Sim, neste momento em que depois de todo o processo de implementação para que uma empresa consiga ser indicada para receber o certificado, por estar conforme os requisitos da norma ISO 9001, é neste ponto onde realmente começa a Gestão, pois até então era somente adequação.
Vamos verificar os termos usados para que possamos identificar os períodos:
Adequação
Processo de adaptação de todas as atividades da empresa conforme os requisitos orientados pela norma ISO 9001, neste caso durante o período que pode ir de 6 meses a 12 meses, a empresa identifica um profissional (RD – Representante da direção ou Gestor da Qualidade) para organizar e acompanhar as atividades necessárias tendo como resultado a indicação de uma certificadora.
Gestão
Orientação para um objetivo comum, estabelecido pela a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo, neste caso o processo de administração dos requisitos definidos pela norma ISO 9001.
Como identifiquei acima, temos dois momentos onde se positivo resulta na Gestão que é a continuidade do processo de adequação, e claro, sem todo o suporte que foi designado no processo de adequação o Gestor deve estar agora mais orientado para a administração das atividades.
Em muitas empresas é de conhecimento que o processo de certificação, apresenta particularidades diferentes de uma para outra devido ao seu ramo de atividades, ou seja, investimento em estrutura e qualificação das pessoas envolvidas, mas, após entrar no processo de Gestão pequenos vícios administrativos começam a despertar em muitos casos, não conformidades passam a ser acumulativas, que ocasionam na perda desta conquista.
É claro que realço este comportamento muito comum, pode se ver em muitas profissionais e organizações uma fadiga administrativa por falta de uma posterior motivação no processo pós certificação ou um grande acumulo de funções devido a diversas atividades relacionadas aos procedimentos internos, e também devido a falta de acompanhamento da alta direção que deveria nortear o processo.
Então fica a dica a todos os Gestores da Qualidade e organizações que foram indicadas a receber esta certificação, o processo de melhoria contínua é igual, ou seja, devemos buscar todos os dias mais da situação anterior, gerando assim a continuidade da  melhoria.
Abaixo pequeno termômetro de um Gestor da Qualidade motivado na busca pela administração da norma ISO 9001 e o resultado da falta de reconhecimento ou acompanhamento pela alta administração.
Ano 1
Adequação
Etapa: Inicio
BUSCA
Ano 2
Certificação
Etapa: Resultado
CERTIFICAÇÃO
Ano 3
Gestão da Qualidade
Etapa: Continuidade
PERDA DA CERTIFICAÇÃO

Portanto fique ligado nestes momentos envolvendo a todos do comitê da Qualidade, buscando a motivação através da participação de todos participantes, e fica a dica, certificar não é o final de uma certificação, GESTÃO CONTINUA é a base de uma certificação saudável, devemos estar sempre envolvidos no processo de melhorar e não apenas garantir.



Zafenate DesidérioZafenate Desidério  /  Site do autor 

Fundador e editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil; Profissional na área da Gestão da Qualidade e administração; Desenvolvedor de sistemas para Gestão de empresas para indicadores e administração de empresas;...


Publicado Originalmente em: Portal Qualidade Brasil

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