Programa completa 15 anos em 2023 e abrange 100% da frota
O Inmetro publicou em 25 de maio portaria com atualização de requisitos para avaliação de consumo energético e emissões dos veículos que integram o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Saiba mais: PORTARIA Nº 169, DE 3 DE MAIO DE 2023
Entre as principais atualizações, há a incorporação dos métodos de ensaios específicos de veículos híbridos e elétricos a bateria, baseado nas normas da ABNT e SAE (Society of Automotive American Engenieers), o aumento do rigor nos ensaios de eficiência energética, e novos parâmetros para calcular os índices de poluentes emitidos pelo veículo, seguindo o padrão estabelecido pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE/Ibama).
Para o consumidor, há novidades importantes. Ele passará a ver em todas as mídias a informação da autonomia real dos veículos elétricos (em km), uma vez que a nova portaria também determina que os valores de autonomia e eficiência divulgados pelas montadoras, para veículos eletrificados, sejam os mesmos que constam na tabela do Inmetro.
“São alterações amplamente discutidas com a indústria, em um processo de evolução constante do programa. Queremos dar informações relevantes ao consumidor, para ajudá-lo na decisão de compra, e ajudar a indústria a comunicar à sociedade os principais atributos dos seus produtos”, afirmou Hercules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos (Divet).
As montadoras têm até o dia 30 de setembro para adequação ao novo regulamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário