A edição 2014 do Guia EXAME de Sustentabilidade
foi conhecida na quarta-feira, 5 de novembro. A lista, considerada o
maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país, reúne
exemplos inspiradores. Neste ano, 61 empresas-modelo são apresentadas
por 19 setores, com destaque especial para as companhias com as melhores
práticas em cada um deles.
Além disso, a revista EXAME
também destaca as companhias com as melhores práticas em 10 categorias
da sustentabilidade. São elas: Governança de Sustentabilidade; Direitos
Humanos; Mudanças Climáticas; Relação com a Comunidade; Relação com
Clientes; Gestão de Fornecedores; Gestão de Água; Gestão de
Biodiversidade; Gestão de Resíduo; e Ética e Transparência.
MELHOR EM GOVERNANÇA DE SUSTENTABILIDADE: Brasil Kirin
Saber ouvir os diversos stakeholderes é o principal trunfo da Brasil Kirin
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Saber
ouvir é a chave da política de sustentabilidade da fabricante de
bebidas Brasil Kirin. Em 2013, a empresa criou uma vice-presidência de
assuntos corporativos e sustentabilidade, além de um comitê para a área
que reúne lideranças de 15 setores diferentes da companhia. Além disso, a
empresa possui um canal de comunicação para receber contribuição de
stakeholders sobre o que pode ser melhorado na política de
responsabilidade socioambiental e ações que podem receber mais
investimentos.
MELHOR EM DIREITOS HUMANOS: Avon
Campanha Fale sem Medo ajuda a coibir a violência contra a mulher
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A
Avon desenvolve um trabalho exemplar de combate à violência contra a
mulher. Seguindo investidas mundiais, a gigante dos cosméticos lançou no
Brasil, em 2008, a campanha Fale sem Medo. Por meio dela, a empresa
busca ampliar a percepção dos brasileiros em relação à Lei Maria da
Penha, criada em 2010 para coibir a violência contra as mulheres. Outra
investida, essa mais recente, foi a parceria com o Fundo de Investimento
Social Elas, que selecionou 31 projetos ligados à defesa dos direitos
das mulheres para receber apoio financeiro.
MELHOR EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS: BRF
BRF aumentou o transporte por trem e ampliou usou de energia limpa
Foto: Germano Lüders/EXAME
Recentemente,
a fabricante de bens de consumo BRF criou a área de Gestão das Mudanças
Climáticas, para cuidar dos usos do “capital natural”, os recursos
necessários para as operações da empresa. Além da investida, lançou a
meta voluntária de reduzir suas emissões de carbono em 10% até 2015.
Para cumpri-la, vem intensificando o uso de fontes de energia renováveis
e aumentando o transporte por trem, menos poluente que o rodoviário.
MELHOR EM RELAÇÃO COM A COMUNIDADE: Bunge
Gigante do agronegócio patrocinou iniciativas para melhorar o ambiente de negócios na cidade
Foto: Ivson/Divulgação
Foto: Ivson/Divulgação
Em
2009, a Bunge inaugurou uma usina de açúcar e etanol na cidade de Pedro
Afonso, em Tocantins. Mas os planos da gigante do agronegócio não se
resumiam apenas à nova unidade. Por meio de sua fundação, a empresa
patrocinou iniciativas para melhorar o ambiente de negócios na cidade.
Ofereceu, por exemplo, cursos em parceria com o Sebrae para
empreendedores. Além de ajudar a reduzir a informalidade dos negócios
locais, a Bunge também atuou na melhoria da qualidade da mão de obra
local, que passou a ser incorporada pela própria empresa.
MELHOR EM RELAÇÃO COM OS CLIENTES: AES Brasil
AES Brasil padronizou seu atendimento ao público
Foto: Germano Lüders/EXAME.com
Foto: Germano Lüders/EXAME.com
Em
2009, a AES Eletropaulo era a terceira empresa de telefonia de uma
lista inglória: a de reclamações no Procon, órgão de defesa do
consumidor. Mas com investimento em informação de qualidade e
padronização do atendimento ao público, a AES conseguiu deixar a lista.
Em 2013, lançou o programa “Jeito AES de Atender”, para padronizar o
atendimento ao público. Mais de 10.000 funcionários passaram pelo
treinamento e ainda foram avaliados de forma oculta por executivos da
companhia que se passavam por clientes comuns nas lojas e no call
center.
MELHOR EM GESTÃO DE FORNECEDORES: Camargo Corrêa
Construtora passou a monitorar a madeira comprada de seus fornecedores
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Infelizmente,
a extração de madeira ilegal ainda é uma realidade no Brasil e que
apresenta riscos crescentes ao meio ambiente e também para os negócios.
Atenta à questão, a construtora Camargo Corrêa passou a monitorar a
madeira comprada de seus fornecedores, reduzindo o risco de danos à
reputação por uso de material extraído ilegalmente. A empresa investiu
na implantação de um sistema de rastreamento que cobre a maior parte da
quantidade de madeira que compra todos os anos para suas obras.
MELHOR EM GESTÃO DE ÁGUA: Ambev
Movimento Cyan atua na melhoria das bacias hidrográficas
Foto: Tatiana Vaz/Exame.com
Foto: Tatiana Vaz/Exame.com
A
fabricação de cerveja é um negócio sedento. Só no ano passado, a
fabricantes de bebidas Ambev vendeu 11,8 bilhões de litros de cerveja e
4,6 bilhões de litros de refrigerante. Tudo isso leva água – muita água.
Não à toa, o líquido precioso está no centro das ações de
sustentabilidade da empresa. Entre elas, destaca-se o Movimento Cyan,
lançado há quatro anos, para conscientizar as pessoas sobre o uso
racional da água. O foco do projeto é atuar na melhoria dos recursos
hídricos em todas as bacias hidrográficas em que se localizam as
fábricas da empresa no Brasil.
MELHOR EM GESTÃO DE BIODIVERSIDADE: Danone
Danone compensa os efeitos da produção de seu famoso Danoninho
Foto: Andrey Rudakov/Bloomberg
Foto: Andrey Rudakov/Bloomberg
Você
sabe qual o impacto ambiental de um Danoninho? Instigada para saber a
resposta desta pergunta, a fabricante de produtos lácteos Danone fez, ao
longo de 2013, um detalhado estudo. Para compensar os efeitos da
produção de seu famoso petit suisse sobre os recursos naturais, a a
empresa adotou uma série de ações. Investiu 29 milhões de reais nos rios
da região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde fica sua fábrica,
para melhorar a qualidade das águas, indispensável para a produção do
Danoninho, e também fechou parcerias com fornecedores para reduzir a
quantidade de defensivos agrícolas usados nos morangos.
MELHOR EM GESTÃO DE RESÍDUO: Coca-Cola
Coca-Cola criou o projeto Coletivo Reciclagem junto a cooperativas
Foto: Remy Gabalda/AFP
Foto: Remy Gabalda/AFP
A
Coca-Cola tem uma meta desafiadora: reciclar 100% das suas embalagens
de refrigerantes até 2020. Hoje, a empresa já recicla 98% do alumínio,
mas apenas 60% do plástico da garrafa PET. Para melhorar essa taxa, a
empresa criou o projeto Coletivo Reciclagem. Dele participam cerca de
400 cooperativas, que recebem auxílios conforme suas necessidades. As
menores e mais rudimentares, por exemplo, recebem apoio jurídico para se
formalizar e comprar equipamentos de segurança, como luvas e botas.
MELHOR EM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA: L'Oreal
Produtos da L´Oréal: crescimento também nos itens vendidos em farmácias
Foto: Bloomberg
Foto: Bloomberg
O
respeito às pessoas, às leis e aos costumes locais são pilares do
código de ética da multinacional francesa de cosméticos L’Oréal. Criado
há mais de dez anos, ele é atualizado com frequência para inserir novas
diretrizes. A prevenção contra a corrupção é uma das mudanças mais
recentes. E a diretriz veio acompanhada de mecanismos de denúncia. A
empresa criou um canal exclusivo para receber denúncias de
irregularidades, batizado de Voz Ativa, que vale internamente, como
também nas negociações e parcerias com o público externo.
Publicado originalmente em: Rede Eco D
Acessado em: 09/11/2014; 12:40 - Horário de Brasília.
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