Conteúdo é uma palavra que costuma ser sinônimo de coisas
positivas e valiosas para quem lê e quer saber de algum assunto. Um
livro é um bom exemplo de conteúdo, assim como pode ser uma revista, uma
matéria em um blog, um infográfico e também uma vídeo-aula.
Em tempos de sobrecarga de informação, que corre a uma
velocidade extraordinária graças as redes sociais na internet, e onde
muitas informações sobre saúde são de duvidosa procedência, há uma
oportunidade de implementar uma estratégia de marketing que leve
conteúdo relevante para um determinado público alvo.
O que isso quer dizer exatamente? Simples, o marketing de
conteúdo é um tipo de marketing onde o princípio mais importante não é
vender um produto ou serviço, mas comunicar-se com seu público, é levar
aos seus futuros clientes algo que realmente lhes interessa, como uma
informação que eles queiram receber.
Vamos a um exemplo: uma clínica de reabilitação que no seu
site, blog e fan page, oferece dicas sobre exercícios de prevenção para
LER (Lesão por Esforço Repetitivo), ou informação para as empresas
evitarem acidentes de trabalho.
Agora você estará se perguntando, mas por que dar dicas para
evitar exatamente aquilo com que essa empresa ganha? A resposta é: pela
confiança, credibilidade, preocupação, humanização, responsabilidade
social e outras virtudes que essa empresa de saúde passa para as
pessoas, criando o reconhecimento, autoridade e fortalecimento da sua
marca no mercado.
A gama de benefícios que isso traz é enorme, e o
cliente-paciente se sente valorizado e protegido, pois um hospital ou um
centro de medicina diagnóstica podem educar e fidelizar seu público
alvo de maneira formidável, enfocando a importância da medicina
preventiva, esclarecendo tratamentos, exames, enfim, criando um elo de
ligação estreitado pelo conteúdo que realmente interessa a quem o
recebe.
Estudos apontam que gestores de marketing já observam esta
estratégia de marketing como fundamental num futuro a curto prazo e
muitos já o utilizam neste momento, saindo na frente no quesito relação
empresa-cliente. Temos algumas estatísticas:
- 78% dos diretores de marketing acreditam que conteúdo personalizado é o futuro do marketing;
- 91% das empresas B2B e 86% das empresas B2C, em outros setores, utilizam marketing de conteúdo;
- 93% das experiências online de compra, começam com uma ferramenta de busca.
Como o marketing em saúde por si só deve ser pautado pela
ética, a principal finalidade quando se divulga conteúdo em saúde é
informar e educar o cliente, podendo funcionar também como um
complemento à assistência profissional, interagindo com os pacientes
mais receptivos, para descobrir as necessidades e seus interesses.
O diferencial deste tipo de ação está em criar e estreitar um
relacionamento, preferencialmente através da internet, de forma que o
cliente lembre, confie, procure, e o encontre, quando precisar dos seus
serviços. Daí cabe a sua instituição de saúde divulgar aquilo que ela
tem de mais nobre, seu compromisso com a saúde das pessoas.
E o melhor de tudo, é que o marketing de conteúdo não se
restringe a hospitais ou laboratórios, toda clínica médica,
odontológica, home care, drogarias e até mesmo os próprios profissionais
de saúde, podem aplicar esse conceito mercadológico em seu nicho de
mercado.
Outro ponto favorável desta estratégia é o baixo investimento,
ao contrário de campanhas publicitárias e anúncios, onde a verba sempre é
alta, blogs, redes sociais como o Facebook, LinkedIn e também o Google
são ferramentas extraordinárias e gratuitas para divulgar conteúdo.
Além do mais, já existem estudos apontando uma certa rejeição
aos anúncios publicitários por parte dos consumidores, sobretudo aqueles
mais jovens plugados diariamente no mundo virtual.
Tudo isso tem forçado os profissionais de marketing a inovarem e
com isso buscarem novas formas para conquistar seus clientes de uma
forma diferente, ou seja, não pela ânsia de vender algo, mas sim pela
preocupação em lhes oferecer aquilo que pode ser mais propício no
momento, gerando como consequência uma empatia do cliente perante a
instituição. É um elo onde os dois lados só têm a ganhar.
Tenha presente, que como toda estratégia, o marketing de
conteúdo deve ser planejado, e leva tempo para que o público-alvo seja
alcançado da maneira correta e enxergue exatamente o que a instituição
quer transmitir, obtendo os resultados desejados.
Mas por favor, não vá por ai copiando e colando às informações
dos outros, isso não é marketing de conteúdo, para que esta estratégia
seja realmente favorável para a sua instituição ou para você mesmo, ela
deve criar autoridade e para isso acontecer não basta ser competente,
ela deve ser autêntica.
O mercado da saúde deve atentar-se cada vez mais ao marketing
de conteúdo, pois ele transmite humanização e gera fidelização do
cliente-paciente, fornecendo-lhe informações pertinentes e verdadeiras,
onde os mesmos poderão compartilhar com mais pessoas, gerando assim uma
grande cadeia de conscientização e solidariedade, levando sua marca.
Publicado originalmente em: HMDoctors
Acessado em 20/06/2014; 9:30 - Horário de Brasília
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