Muitos roteiros foram desenvolvidos ao longo dos anos para se trabalhar com melhorias de processos e produtos. Neste artigo listaremos os mais importantes e que foram selecionados pelo livro “Modelo de Melhoria”, o qual foi traduzido pela equipe EDTI:
- Sequência universal de Juran para a melhoria da qualidade;
- Seis Sigma DMAIC;
- Seis Sigma DFSS;
- Modelo de sete passos para resolver problemas;
- FOCUS – PDCA;
- Modelo 8D;
- QC Story;
- Pensamento Lean.
O roteiro escolhido para este artigo foi desenvolvido por Joseph Juran, um dos gurus da qualidade.
Com base nos seus anos de experiência em projetos de melhoria, Juran observou que a melhoria em uma variedade de contextos e ambientes foi realizada seguindo uma “sequência universal de passos”:
- Identifique um problema – algo de errado com um produto, serviço ou processo que tem um impacto sobre o desempenho da organização.
- Crie um projeto de melhoria.
- Meça e analise o processo corrente para ganhar conhecimento sobre o desempenho atual (base de referência).
- Analise os sintomas.
- Gere teorias sobre as causas dos sintomas.
- Teste as teorias.
- Estabeleça as causa.
- Desenvolva soluções.
- Teste e comprove as soluções em operações.
- Lide com resistência a mudanças.
- Estabeleça controles para manter os ganhos.
Essa sequência universal, que é base para muitos outros roteiros de melhoria, coloca ênfase na compreensão de como o atual processo ou produto funciona e identifica as causas do problema antes de começar a pensar em soluções.
Esse e outros roteiros de melhoria são tratados nos cursos de Green Belt e Black Belt ministrados pela equipe EDTI.
Publicado originalmente em: EDTI
Acessado em 22/02/2013; 20:45 - Horário de Brasília
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