Pesquisar este blog

domingo, 26 de dezembro de 2010

Clean Day, uma prática saudável

Por Aristides Girardi

Aristides Girardi é o editor do blog Fale com o Headhunter, e dentre vários posts interessantes pincei este sobre o Clean Day. Para quem não sabe, Clean Day é o Dia da Limpeza, uma geral feita por todo mundo para limpar literalmente armários, gavetas, estantes e, mais recentemente, os computadores. – Aliás, é impressionante a tralha que guardamos nos computadores!!! – Mas leiam o texto do Aristides sobre o resultado de um Clean Day e avaliem a idéia! Depois vejam algumas dicas que coloquei abaixo do texto.

por Aristides GirardiFale com o Headhunter

Certo dia, quando ocupava a gerencia financeira de uma grande empresa do segmento industrial, recebi um pedido de compra de material de expediente e alguns armários para uso na administração. Intrigado com aquele novo pedido, solicitei um levantamento das necessidades e para minha surpresa, o pedido aumentou.

Foi daí então que decidi adotar o Clean Day.Em uma sexta-feira faltando 2 horas para o expediente terminar, a equipe preparada para esta “operação”, entrou em ação e com muito diálogo e serenidade, todos os 160 funcionários, apoiando a idéia, foram abrindo seus armários e colocando suas gavetas literalmente de “boca para baixo”.

Vocês não vão acreditar! Ao final do exercício, foram recolhidas das gavetas e armários 2.700 canetas, novinhas em folha. Estoque suficiente para suprir a administração por 17 anos. Estiletes que provocavam acidentes graves no escritório, havia mais de 100, todos foram “banidos”.

Nos armários a equipe encontrou de tudo que você imaginar. De guarda-chuva a dentadura. Revistas pornográficas, jogos de azar, botinas, sandálias, roupas, sapatos, chinelos, cintos, cobertores, ferramentas estranhas ao trabalho, alimentos em grande quantidade, documentos importantes das empresas que eram considerados “extraviados”, duplicatas vencidas, notas fiscais não contabilizadas, e não eram de pequenos valores.

Prá resumir, após o Clean Day, sobraram 16 armários vazios e muitos itens de material de expediente para atender vários anos de consumo da administração. O foco inicial do exercício que era o de combater o desperdício e gerar economia para a empresa, foi transformado em uma ferramenta de organização, eficácia e consciência de uma gestão coletiva de processos.

Clean Day, uma prática simples e saudável, que produz resultados surpreendentes para a empresa e para a sua equipe de trabalho.
____________________________________________________________________
DICAS DO QUALIBLOG:

Antes de fazer o Clean Day, divulgue a idéia. Pode ser através de palestras, de jornal interno, cartazes, etc…


Forme um grupo para coordenar o trabalho. Este grupo não vai mexer nas coisas de ninguém! Quem limpa suas gavetas são os próprios funcionários.

Agende dia e hora para realizar o Clean Day.

Promover uma gincana entre os setores pode ser uma boa idéia: Quem acabar primeiro (sem bagunça nem correria), quem estiver mais organizado no final do dia, quem tiver recolhido mais tralhas… Todos esses “campeões da limpeza” podem ser premiados!

O trabalho que dá não é desculpa. Tem gente fazendo Clean Day no mar e gente que quer Limpar o Mundo!!! – Então limpar suas gavetas e armários não deve ser tão difícil assim…

Dicas para manter o seu espaço em ordem depois do Clean Day você encontra no blog da Andrea Leandro. Clique aqui para ler!


fonte: http://qualiblog.wordpress.com/2010/12/08/clean-day-uma-pratica-saudavel-por-aristides-girardi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário