Se seus projetos não andam, suas reuniões e brainstorms são ótimas, mas nada de real acontece... então você precisa aprender como fazer um plano de ação 5W2H.
Uma boa solução para resolver impasses, situações difíceis ou conseguir idéias inovadoras é usar técnicas para pedir ajuda. Essas técnicas geralmente vêm disfarçadas por nomes bonitos, como reunião da diretoria ou brainstorm.
É surpreendente como idéias simples e efetivas podem surgir da pessoa que não se espera. Quando uma reunião é bem feita, com um objetivo definido, pauta previamente publicada e hora para começar e acabar ela passa a ser interessante e principalmente a atingir o seu alvo.
Porém, é comum permitir que as reuniões terminem sem um plano de ação. Nos brainstorms não é recomendado ficar se prendendo aos ‘comos’ e ‘quandos’ para deixar as idéias fluírem, mas nada impede que se faça um plano de ação logo após o término da reunião.
Apresentando o plano de ação 5W2H
5W2H é basicamente um formulário para execução e controle de tarefas onde são atribuídas as responsabilidades e determinado como o trabalho deverá ser realizado, assim como o departamento, motivo e prazo para conclusão com os custos envolvidos.
Recebeu esse nome devido a primeira letra das palavras em inglês:
- 1 – What (o que será feito),
- 2 – Who (quem fará),
- 3 – When (quando será feito),
- 4 – Where (onde será feito),
- 5 – Why (por que será feito)
- 1 – How (como será feito)
- 2 – How Much (quanto custará)
Existe também uma variação do plano de ação que nada mais é do que o 5W2H, mas sem o How Much (quanto custará) formando a sigla (adivinhe) 5W1H.
Como e porque fazer um plano de ação
O plano de ação é acima de tudo um conceito. Conheço um quitandeiro que entende esse conceito e o faz intuitivamente de cabeça. Ele cria vários planos de ação durante o dia e com isso toma decisões rápidas e eficazes. Apesar de ser simples, é um empreendedor de sucesso.
Há ocasiões em que um plano de ação muito simples é viável, porém em outros casos é necessária a criação de um documento para fins de arquivamento, reflexão e principalmente comunicação eficiente e visual com outras pessoas envolvidas. Não é o caso do quitandeiro.
Este documento também servirá para você coordenar, manter e controlar as ações que deverão ser tomadas dentro de um prazo, em direção ao objetivo estipulado para o plano de ação.
O plano de ação começa com o planejamento estratégico para a solução de determinado problema ou meta que se deseja alcançar. O planejamento estratégico inicia-se com o levantamento de dados que você pode fazer sozinho com ajuda de fluxogramas ou em reuniões.
Com as idéias, dados e o objetivo em mãos basta desenvolver uma planilha com os 5W e 2H para preenchimento e impressão. Para facilitar criei uma planilha para você usar:
Veja um exemplo de plano de ação 5W2H
Vamos pintar o seguinte cenário: Você quer tornar a empresa 15% mais lucrativa, o que é diferente de simplesmente aumentar o faturamento em 15% certo? Então vamos precisar:
- Pesquisar revistas especializadas
- Procurar idéias de marketing na Internet
- Inventar uma promocão para público alvo
- Selecionar os produtos para promoção
- Fazer panfletagem e propaganda no rádio
Mas só isso não parece ser suficiente, então solicitamos a ajuda de nossa usina de idéias. Nossos sócios, parceiros, funcionários, colegas importantes e nos reunimos.
Por uma hora discute-se como aumentar a lucratividade em 15% e outras ideias surgiram, principalmente a de redução de custo sem diminuir qualidade, apenas aumentando a eficiência.
Essa reunião trouxe à tona mais idéias para:
- Reduzir custos com eletricidade
- Reduzir custos com telefonia
- Analisar os custos fixos mais altos
- Aumentar a margem dos produtos em promoção
- Marketing de baixo custo e alto alcance
Agora que levantamos os dados necessários com planejamento estratégico, vamos ao plano de ação. Quando se entende o conceito básico é fácil formular o documento, porque durante a reunião podemos direcionar a conversa para que flutue pelos 5W2H.
Eis o exemplo de plano de ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário