Montadora investe R$ 30 milhões para desafogar fábrica de Indaiatuba
REDAÇÃO AB
Fábrica de Indaiatuba (foto) monta o Corolla
desde 1998
A Toyota vai investir R$ 30 milhões para produzir parte dos sedãs Corolla na fábrica de Sorocaba (SP), onde hoje é montada a linha Etios. A
operação será concluída até o fim de 2016. O objetivo, segundo a
fabricante, seria desafogar a fábrica de Idaiatuba (SP), onde o carro é
montado hoje e que está próxima ao limite de sua capacidade instalada de
76 mil carros por ano em dois turnos.
A unidade abastece o mercado interno e também o argentino. Só no Brasil foram emplacadas de janeiro a novembro 60,9 mil unidades, 9% a mais que no mesmo período de 2014.
De acordo com a Toyota, o Corolla vem sendo fabricado com horas extras e sábados alternados de trabalho. Com a produção em duas fábricas a empresa pretende reduzir custos fixos. A estamparia e a soldagem das carrocerias do Corolla continuarão ocorrendo somente em Indaiatuba. De lá, parte das carrocerias armadas seguirá para Sorocaba, onde serão pintadas e passarão pela montagem final na mesma linha onde já correm os Etios hatch e sedã.
Segundo a Toyota, não é possível informar volumes em razão do desempenho atual do mercado. A empresa assegura que não trata de medidas para demitir. Ressalta que Indaiatuba continuará fazendo a montagem completa de parte dos Corolla e recorda que no meio de 2015 anunciou a contratação de 500 funcionários (veja aqui) para trabalhar tanto na fábrica do Etios como na futura unidade para motores em Porto Feliz (SP), com inauguração prevista para o primeiro semestre.
Publicado originalmente em: Automotive Business
Acessado em 28/12/2015, 15:50 - Horário de Brasília