Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

VDA - Verband der Automobilindustrie

A Verband der Automobilindustrie, VDA, (literalmente União das indústrias automotivas) é uma associação com sede em Frankfurt am Main que congrega várias indústrias alemãs que atuam no ramo automotivo. A Verband der Automobilindustrie é responsável pela organização da feira internacional da indústria automobilística, a Internationale Automobil-Ausstellung.


VDA 6.1 é uma norma de qualidade alemã. Foi instituída pela indústria automotiva.  A primeira norma VDA foi para intercâmbio de modelos de superfície, e era chamada "VDA-FS". Ela foi descontinuada ao longo do tempo, por uma derivação da "Initial Graphics Exchange Specification" (IGES); referenciada apenas como "VDA". Paralelamente à esta norma de intercâmbio, a VDA também desenvolveu "VDA-PS", uma biblioteca de normas para peças padronizadas, atualmente conhecida como  "DIN 66304".
Baseado na ISO 9001:1994, o sistema de gestão da qualidade inclui todos os elementos da  QS-9000, com quatro requisitos adicionais específicos da  VDA 6.1, como segue:
  • Elemento 06.3 em "Identificação dos Riscos do Produto": é o risco do produto em falhar no desempenho de sua função especificada, e seus efeitos em toda a montagem.
  • Elemento Z1.5 em "Satisfação do Colaborador Interno": Ela aborda a percepção dos funcionários da organização, até que ponto suas necessidades e expectativas serão satisfeitas pelo sistema da qualidade da empresa.
  • Elemento 07.3 em "Estrutura de Cotação": Oferta à um cliente ou mercado de produtos para aquisição ou disponibilização ou uso.
  • Elemento 12.4 em "Histórico da Qualidade": Essa seção abrange o histórico de qualidade dos produtos fornecidos por cliente e dá uma visão ampla da situação durante um período em particular.
A norma VDA é dividida em duas partes:
  • Gestão
  • Produtos e Processos.
Qualquer organização que busca a certificação deve alcançar pelo menos 90% de conformidade em uma auditoria formal da qualidade.
Interpretações sancionadas da VDA 6.1 estão disponíveis, esclarecendo alguns dos elementos, de forma a auxiliar as organizações e registrar o melhor entendimento dos requisitos. Há também um número de outros manuais, que devem ser lidos em conjunto com o manual VDA 6.1, e destinam-se a facilitar o melhor entendimento do que está sendo requerido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário