Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

3 Maneiras de Avaliar o Quanto um Candidato se Encaixa na Cultura Organizacional

Alliance Coaching
No início da semana, um dos comentários referentes ao post “45% dos Seus Talentos Querem Sair. Veja Como Segurá-los” perguntava se em nosso workshop abordaríamos a questão de como identificar o perfil adequado. Vários especialistas em seleção e recrutamento recomendam que, ao contratar, se leve em primeiro lugar as atitudes do candidato e, em segundo, as suas habilidades técnicas. A teoria é que você pode treinar competências, mas não valores. E, cá entre nós, o que as empresas necessitam são funcionários que se entrosem com seus valores fundamentais. Aqui seguem 3 maneiras de avaliar se um candidato vai se entrosar com os seus:
  1. Observe as interações. Os candidatos podem dizer que possuem os valores da companhia mas, ao invés disso, será bem melhor se eles puderem mostrá-los ao vivo e à cores. Peça aos entrevistados que participem de exercícios em grupo, ou que interajam com seus funcionários, a fim de checar se demonstram tais valores em situações quase que reais.
  2. Seja claro sobre a sua cultura. Seja franco e honesto sobre como as coisas realmente são dentro da sua empresa. Alguns candidatos vão sair pela tangente ao sentirem que de modo algum se encaixam nela.
  3. Busque os valores separadamente. Quando possível, avalie a questão dos valores utilizando um processo distinto. O mais provável é que você capte alguma coisa que teria perdido caso tentasse simultaneamente checar valores e habilidades técnicas.
Conte comigo,
Pablo
Publicado em Cultura, Retenção de Talentos | 15 Comentários
15 Respostas
em 20 20UTC maio 20UTC 2011 às 9:19 | Responder Gabriel Bórmida

  1. Quantcast
    Identificar o profissional ideal requer muito mais percepção do que apreciar o óbvio (análise curricular, entrevista, recomendação), é preciso ajustar a “sintonia fina”.
    Percebe-se a tendência nas grandes empresas em super valorizar candidatos oriundos de multinacionais renomadas e/ou das BIG 4, investindo alto na contratação desses profissionais que, em alguns casos, nao apresentam os resultados esperados.
    Como diz a velha frase: “muito barulho para poucas nozes…”.
    Sem dúvida que o candidato que se articula, que se comunica com destreza, que demonstra profundo conhecimento técnico e fala de grandes realizações impressiona, e muito. Mas é preciso ir mais fundo, muitas vezes as qualidades e os defeitos estao adornados ou muito bem escondidos e, somente o tempo mostra a realidade.
    O mercado nao admite mais PROCRASINAÇÃO e GUERRA DE VAIDADES, é preciso gente que FAÇA ACONTECER, que pense em RESULTADOS DE EQUIPE, que ASSUMA RESPONSABILIDADES, e isso significa reconhecer que, quando a equipe obteve sucesso, o mérito é de TODOS mas, quando nao foi bem, a RESPONSABILIDADE É DO PRÓPRIO GESTOR.
    Após a contratação é preciso ser CLARO, definir RESPONSABILIDADES e PRAZOS e logo, esperar os RESULTADOS.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário