Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

Primeiro Batalhão certificado ISO 9001

A PM do Estado de São Paulo (Batalhão CPI-1) é o primeiro batalhão no MUNDO a receber a certificação ISO 9001.

Essa é a prova definitiva de que a norma ISO 9001 é aplicável à qualquer tipo de organização, independente do segmento de atuação, incluindo até mesmo organismos públicos como o Batalhão do Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1) em São José dos Campos.

O secretário-adjunto da Segurança Pública, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior, entregou a certificação ISO-9001 ao Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), responsável pelas unidades da PM no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte do estado.

A entrega foi feita durante a solenidade que comemorou o 35º aniversário do CPI-1, realizada em sua sede em 20/01/2011, em São José dos Campos. – “Se tratando dos processos operacionais, o maior beneficiário da melhoria de gestão é o cidadão que recebe os serviços da polícia ostensiva”, disse o comandante do CPI-1, coronel Manoel Messias Mello.

O CPI-1 recebeu a certificação em três procedimentos operacionais: o Plano de Policiamento Inteligente (PPI), Ação Força Comunitária (AFC) e Atendimento de Emergências e Despacho de Patrulha de Polícia Militar.

“O Programa de Manutenção Preventiva de Viaturas possibilitou no seu primeiro ano a economia de R$ 285 mil em custeios que foram realocados para investimentos na melhoria do ambiente de trabalho do policial militar”, ressaltou o comandante.

No último ano, os indicadores criminais na região apresentaram queda significativa e foram menores aos registrados no mesmo período do ano anterior. Segundo o coronel Messias, os homicídios tiveram uma redução de 10% em relação ao ano passado. Já os crimes contra o patrimônio também apresentaram queda significativa.

“A melhoria contínua é algo que transforma as organizações e as tornam mais efetivas e duradouras. Há muito tempo a Polícia Militar demonstra que é uma organização que aprende e que se preocupa com o aprendizado organizacional”, afirmou o comandante.

A consultoria que deu apoio ao batalhão no processo de implementação da ISO 9001 foi a Inntelectus, empresa de consultoria paulista fundada em 2006. O texto abaixo foi extraído do site da empresa:

A Inntelectus iniciou a consultoria em Julho de 2010 após concorrido processo licitatório, a conclusão ocorreu com muito êxito em Dezembro de 2010, totalizando 06 meses de intensos trabalhos. O projeto envolveu todos os 3.800 homens do Comando e o empenho de toda a equipe, citamos aqui João Benetti (Consultor Inntelectus ), Depto. de Projetos Inntelectus , Major Nikoluk (RD ISO 9001), Comandante Coronel PM Messias, entre muitos outros, foi fundamental para o sucesso deste projeto.

Um ponto que muito nos chamou a atenção logo ao início do projeto foi encontrar na PM do Estado de São Paulo um elevado grau de aderência aos requisitos de qualidade da norma ISO 9001, ou seja, mesmo anterior a certificação ISO 9001, a PM do Estado de São Paulo já executava um sistema de gestão da qualidade de elevada complexidade e eficiência. Entendemos que a certificação ISO 9001 da PM do Estado de Paulo (Batalhão CPI-1) vem selar o compromisso da PM com as políticas de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Quem ganha com isso é a população paulista. Nós da Inntelectus esperamos que este modelo possa ser exportado para todas as PM’s do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário