Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

Solução de Problemas com o uso do PDCA

PDCA
O PDCA é um ciclo de passos sucessivos que começa tímido com pequenos testes dos efeitos potenciais em processos, mas que então gradualmente cresce e leva a mudanças mais amplas e mais centradas. Planejar (Plan), Fazer (Do), Medir (Check), e Agir (Act) são as quatro componentes do trabalho representado por esse ciclo de atividades.

Sua criação muitas vezes é atribuída ao Dr. Deming (Dr. W. Edwards Deming, um dos papas da Qualidade), devido ao fato de ter sido ele um fascinante divulgador dessa e de muitas outras ferramentas e filosofias de melhoria de qualidade.

No entanto, o próprio Deming o chamava de Ciclo de Shewhart (Walter Andrew Shewhart, físico americano que além desse PDCA foi o criador dos Gráficos de Controle e do Controle Estatístico de Processos, que revolucionaram o desenvolvimento da Qualidade).

Vale mencionar que o prof. Deming sugeriu melhoria nesse ciclo para PDSA, trocando o MEDIR por ESTUDAR (Study).

PLANEJAR
Estabeleça os objetivos e processos necessários para atingir resultados que atendam os produtos ou serviços esperados (a meta ou os objetivos). Ao tornar o resultado esperado como foco, ele difere de outras técnicas em que a completeza e precisão da especificação também faz parte da melhoria.

FAZERImplante os novos processos, muitas vezes em uma escala menor ou escala piloto, se possível, para testar os possíveis efeitos. É importante coletar dados para fazer gráficos e analisar para seguir o passo de "MEDIR".

MEDIRMensure os novos processos e compare os resultados (colecionados na etapa "FAZER" acima) comparando-os com os resultados esperados (metas ou objetivos do "PLANEJAR") para descobrir quaisquer diferenças. Fazer gráficos com os dados pode tornar isso muito mais fácil de forma a perceber tendências e de forma a converter os dados coletados em informação. Informação é o que você precisa para o próximo passo: "AGIR".

AGIRAnalise as diferenças para determinar as suas causas. Cada uma delas será parte de um ou mais dos passos do P-D-C-A. Determine onde deve aplicar as mudanças que significarão melhoria. Quando a passagem por esses quatro passos não resultar em necessidade de melhoria, redefina o escopo do tema onde o PDCA é aplicado até que tenha um plano que envolva a melhoria.

Fonte: Wikipedia em inglês (PDCA). Tradução livre minha.

Embora se constitua em uma teoria muito simples, trata-se de uma forma figurativa didática de se conscientizar as pessoas de como devem ser planejadas e executadas as coisas de forma que funcionem bem.

Note-se que dentro dessa definição também está embutido o conceito de melhoria contínua que é um fator fundamental para o sucesso pessoal e organizacional em nossos dias.

Se fossem bem compreendidas e usadas com freqüência, é inimaginável o que essas simples quatro letrinhas poderiam fazer nesse mundo em termos de melhoria tornando-o muito mais próximo da perfeição.

Roberto Seabra da Costa
Quality Partner Consultoria & Traduções Técnicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário