Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Termos e Definições: stakeholders

Parte interessada (stakeholder) é uma pessoa ou uma organização que pode afetar, ser afetada por, ou se achar afetada por uma decisão ou atividade. Uma pessoa responsável pela tomada de decisão pode ser uma parte interessada.
São alguns exemplos de partes interessadas (stakeholders):
• indivíduos de uma organização;
• clientes, fornecedores, prestadores de serviços e terceiros;
• órgãos do governo, autoridades reguladoras e políticos em todos os âmbitos governamentais;
• instituições financeiras e seguradoras;
• comunidades locais e a sociedade em geral.
Partes interessadas geralmente são capazes de fornecer entradas para decisões que possam impactá-las, e pode ser preciso informá-las antes de tomar decisões que possam afetá-las. A falha em comunicar e consultar de maneira apropriada sobre riscos e atividades de Gestão de Riscos (ou sobre questões de Qualidade e Responsabilidade Social, por exemplo) pode em si se constituir em risco, já que isso poderia posteriormente impedir que uma organização atingisse seus objetivos.
É provável que os stakeholders formem suas opiniões sobre os riscos com base em suas percepções. Isso pode variar devido a diferenças em valores, necessidades, suposições, conceitos e preocupações, uma vez que se referem aos riscos ou às questões que estão sendo discutidas. Já que as opiniões das partes interessadas terão um impacto significativo sobre as decisões, é importante que suas percepções sejam identificadas, registradas e levadas em consideração no processo de tomada de decisões.
Fonte: Identificação das partes interessadas*
(*) Trecho do manual da série A ISO 31000 Aplicada: “Comunicação e Consulta sobre Riscos (e Engajamento de Stakeholders)”, a ser lançado em breve pelo QSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário