Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como se dá o Aprendizado?

Por Juliana Starosky
 


Prezados Colegas,

Hoje no programa da Management TV – "Líderes em Ação" o Consultor, Cézar Souza comentou um dado muito interessante sobre como é dado o aprendizado:

Segundo César Souza o  nosso aprendizado segue a fórmula 70-20-10:
  • 70% do nosso conhecimento vem da vida real, do dia a dia;
  • 20% dos nossos relacionamentos e convivências;
  • 10% deriva da sala de aula, do ensino formal.

Ou seja, temos que aprender além da teoria, que não representa nossa fonte central de conhecimento. Como chave para o desenvolvimento constante das pessoas, César Souza aponta o estreitamento das convivências, especialmente de forma qualitativa.

Concordo com a visão de César, uma vez que nem toda teoria é 100% aplicável na prática, o mesmo se justifica e comprova avaliando o mercado de trabalho. Pergunto-me por que de 10 profissionais com excelentes formações e pouca experiência em sua área de atuação, batem tanto a cabeça na busca por oportunidades no mercado de trabalho?

A realidade é que desses 10 profissionais, apenas 6 conseguem  se manter nas empresas. O que aconteceu com os outros 4? Talvez acreditaram que enriquecer o CV com títulos fosse mais importante do que buscar experiências práticas, se relacionar com profissionais da área ativamente e praticar o networking.

A formação acadêmica é essencial, mas a prática faz com que os profissionais já conheçam o risco no desempenho de exercer determinada função e é por esse motivo que a grande maioria das empresas buscam profissionais com experiência na função e segmento de atuação.

O ideal é que possamos começar a praticar ativamente o que aprendemos nas cadeiras universitárias e exercer nosso Networking ativamente com profissionais atuantes em nossa área de atuação.

Os melhores aprendizados são obtidos nas dificuldades de nossas experiências diárias.

Esse pensamento é ótimo para diferenciar a teoria da prática:
"Cedo ou tarde, você vai aprender, assim como eu aprendi, que existe uma diferença entre CONHECER o caminho e TRILHAR o caminho." Morpheus, no filme The Matrix

Mas você deve estar se perguntando, quem é César Souza?
César Souza é Consultor, autor e palestrante, César Souza é presidente da  “EMPREENDA” - empresa de consultoria em Estratégia, Marketing e Recursos Humanos.  Apontado pela revista Exame e, mais recentemente pelo jornal O Globo (dez 2007), como um dos dez palestrantes mais requisitados do Brasil.

Para quem tiver interesse no programa "Líderes em Ação" acompanhe a programação no site: http://www.lideresemacao.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário