Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Termos e Definições: Indicação direta

Número mostrado pelo sistema de medição. A indicação direta pode ou não ser apresentada na unidade do mensurando.

NOTA: quando a indicação já é expressa na unidade do mensurando, a indicação e a indicação direta coincidem. Entretanto, há casos em que a cornversão da indicação direta em indicação pode envolver constantes multiplicativas, constantes aditivas ou ambas; ou ainda casos mais complexos nos quais a conversão deve ser feita por meio de uma equação matemática não-linear, de uma tabela ou mesmo de um gráfico.

Por exemplo:

Para verificar os erros do velocímero do automóvel representado abaixo, é utilizado um sistema de medição composto de uma roda auxiliar, fixada na parte posterior do automóvel, um gerado e um voltímetro. A rotação da roda auxiliar é transmitida a um gerador de corrente contínua, que produz uma tensão elétrica de 1,00 volt para cada 100 rotações por minuto. O gerador está conectado a um voltímetro digital, capaz de indicar a tensão produzida pelo gerador. O diâmetro da roda auxiliar é de 800 mm. Para calcular a velocidade em km/h, é necessário multiplicar a tensão indicada pelo voltímetro pela constante do sistema de medição, que, no caso, é 15,080 (km/h)/V.



Com o automóvel em movimento a uma certa velocidade, o voltímetro indica 5,305V. Multiplicando a indicação do voltímetro pela constante do sistema de medição, chega-se a:

v = 5,305 V * 15,080 (km/h)/V = 80,00 km/h

Ou seja, a indicação da velocidade é 80,00 km/h, enquanto que o número 5,305V é a indicação direta.


Fonte:

Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial

Armando Albertazzi G. Jr., André R. de Sousa
Editora Manole

Nenhum comentário:

Postar um comentário