Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

POR RONALDOCGQ 

Há pouco tempo divulguei aqui uma apresentação que fala sobre os erros de Michael Jordan, sugerindo que ela fosse aplicada em conscientizações sobre Não Conformidades. A mensagem que ela encerra é “Aprenda com seus erros”. Aprender com os erros significa se tornar melhor a cada falha superada, sendo que isso tem tudo a ver com o objetivo da Excelência Empresarial.
Bem, uma empresa é feita de pessoas e, por mais que invista em melhorias de processo, em tecnologia e benchmaking, sem investir nas pessoas ela acaba por não atingir níveis de excelência. Porém, porque esperar apenas da empresa um investimento em VOCÊ? O que você faz para melhorar consolida qualidades que vão te acompanhar sempre, esteja onde estiver.

Com base num artigo de Rudolph Simonot, do blog LEAN Digestion, imaginei como aplicar alguns princípios de excelência no nosso dia a dia, buscando nossa própria melhoria, como uma organização deve fazer na busca pela excelência empresarial:

1.Trabalhar seus pontos fortes, e não os fracos:

Nosso cérebro foi construído para funcionar melhor nas áreas em que temos maior afinidade. Quando usamos nossos talentos agindo em áreas de que gostamos, uma maior rede de sinapses entra em atividade e nos concentramos muito mais, aumentando as chances de encontrarmos soluções para problemas relacionados a essas áreas de atuação. Não é à toa que a principal regra para o sucesso é fazer o que gosta. Portanto, procurar se tornar melhor naquilo que a gente já gosta nos levará a níveis de excelência mais rapidamente pelo simples fato de sentirmos prazer em aprender sobre o que nos atrai. E curiosamente, na medida em que nos tornamos melhores em algo, os temas relacionados com ele mas que nos quais somos mais fracos vão se tornando gradativamente mais fáceis, e acabamos melhorando nesses temas também.

2.Criar um ambiente desafiador:

Trabalhar nossos pontos fortes não significa manter-nos sempre em nossa zona de conforto. Nessa condição a rotina se torna monótona e frustrante, e até aquilo em que somos bons torna-se desmotivante. Seja curioso, envolva-se em outras áreas, busque desafios. São eles que tornarão sua vida emocionante e darão satisfação sempre que uma meta for atingida, um obstáculo for superado. E só assim você poderá “aprender com seus erros”, pois conviver com desafios significa conviver também com falhas…

3.Coloque sua força para contribuir:

Aquilo em que você é bom pode ser útil aos outros, então colabore com seus colegas de processo e de empresa, sempre que for solicitado. Aquilo em que você é bom lhe trará reconhecimento apenas se apresentar resultados. Imagine se Da Vinci fosse recluso e nunca tivesse mostrado ao mundo suas obras, se Michelangelo esculpisse apenas para si mesmo. Fazer o melhor para os outros é a forma de divulgar suas habilidades, dividir seu conhecimento e conquistar respeito e admiração. De quebra, você poderá contar com ajuda no que você não é tão bom, afinal, uma mão lava a outra…

4.Dar feedback imediato e espontâneo:

Já falei do valor do feedback espontâneo para avaliação da Satisfação do Cliente, e o mesmo vale para o ambiente interno da organização. Não há nada pior que não saber se estamos indo na direção certa, se é bom ou ruim nosso trabalho. Não ser demitido é apenas uma constatação subjetiva, não significa necessariamente que você está indo bem. E feedback é uma via de mão dupla: é bom receber mas é importante dar também. Quando membros de uma equipe se habituam a dar feedback constantemente, as correções de rota são mais fáceis e rápidas, os acertos são mais frequentes e podemos avaliar de antemão como os outros deverão encarar nossas propostas, pelo simples fato de que conhecemos melhor a forma de pensar e de agir de nossos parceiros, superiores e subordinados. Feedback é a essência de uma comunicação ágil e eficaz dentro de uma organização. Então, peça e forneça feedback rápido, sincero e objetivo!

5.Comemorar o sucesso, revolucionar a rotina:

Cada conquista, cada meta atingida, cada resultado positivo alcançado, se ignorados, dão a impressão de que se fez muito por nada. A motivação existe onde há reconhecimento, e ninguém melhor que você pode reconhecer seus bons resultados! Não precisa ser um evento inesquecível, mas uma comemoração discreta, que vai de reunir os colegas num happy hour a se dar um presente merecido em nome da vitória, já vale! E quando o sucesso é dos outros ou é do time, comemore também, claro! Elogie, incentive, registre com sinceridade que percebeu e valoriza esse resultado. Uma vez fui elogiado em uma reunião com a diretora da empresa pelo sucesso de um projeto, e fiz questão de agradecer citando os nomes daqueles que mais contribuíram para esse resultado. Nesse momento percebi que despertei a atenção dos gerentes que estavam em volta da mesa, pois dividi com as suas áreas aquele instante de sucesso e partilhei o sabor daquela pequena vitória. – Foi um dos melhores momentos da minha vida profissional!

Imagem: Bigstockphoto 


Nenhum comentário:

Postar um comentário