Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2012

Formas divertidas de reforçar seu currículo


Atividades Divertidas que Podem te Ajudar a Avançar na sua Carreira
Por Charles Purdy, Editor Sênior do Monster
A palavra “diversão” geralmente não é associada com a busca por emprego. Mesmo na melhor das circunstâncias, estar desempregado ou em um emprego que subestima suas capacidades pode ser assustador ou estressante. Mas manter uma atitude positiva é importante. Então, além de refinar seu currículo e candidatar-se assiduamente a empregos, considere essas atividades que são muito divertidas e podem fazer quase qualquer candidato parecer mais atraente para os empregadores. Ainda melhor, a maior parte delas pode ser feita de graça ou por um precinho bem baixo.
E mais, muitas dessas atividades envolvem conhecer novas pessoas – e, portanto colocam você num caminho de novas oportunidades de contatos. Conhecer pessoas fora do seu círculo social e profissional é uma maneira excelente de aumentar o alcance da busca de emprego.

Estude uma Língua
Saber apenas o básico de uma segunda língua pode ser um benefício em muitos empregos – por exemplo, cumprimentar clientes estrangeiros em sua própria língua causa uma ótima primeira impressão. A maior parte das aulas de línguas envolvem atividades divertidas e sociais e aprendizado sobre culturas estrangeiras.
Fluência demora, mas só dizer a um empregador que você está estudando uma língua pode demonstrar autodisciplina e um desejo por aprender coisas novas, de acordo com o expert em carreiras Jason Seiden, autor de “Super Staying Power: What You Need to Become Valuable & Resilient at Work.”

Inscreva-se num Workshop de Atuação ou Improvisação
“Eu definitivamente sou a favor de fazer aulas de improvisação”, diz Seiden. “Eu mesmo fiz… e aprendi a lidar com um grupo incrivelmente diverso de pessoas, a me adaptar melhor ao meu ambiente, e adquiri ótimas histórias para quebrar o gelo com pessoas novas”, completa.
Esse tipo de workshop também pode ser muito benéfico para pessoas que têm medo de falar em público.

Aprenda Algo Novo
“Faça aulas na faculdade local, online ou através de programas profissionalizantes”, sugere Debra Davenport, business coach e fundadora da “Identity IQ”. “Empregadores querem trabalhadores familiarizados e com boas habilidades nas áreas de tecnologia, social media, comunicação, liderança, treinamento, contabilidade, marketing e comércio global”. Além disso, aulas “divertidas” – como fotografia – podem ser úteis de maneiras surpreendentes. Depois que você conseguir seu emprego na área de finanças, digamos que a empresa possa precisar urgentemente de alguém pra tirar fotos de um evento de um investidor – você pode salvar o dia.

Transforme um Hobby em Negócios
Gosta de cozinhar? Jardinagem? Artesanato? Davenport sugere procurar instituições de incentivo a pequenos negócios (como o SEBRAE aqui no Brasil) para encontrar ideias e conselhos para transformar seu passatempo em lucro. E, mesmo que seu negócio extra não se torne lucrativo, sua iniciativa empreendedora pode impressionar futuros empregadores.

Voluntarie-se
Jay Block, o autor de “101 Best Ways to Land a Job in Troubled Times”, recomenda voluntariado como uma maneira de ganhar confiança e fortalecer seu currículo: voluntariar-se para ensinar o que você sabe. Você pode transformar um hobby em oportunidade de voluntariado; por exemplo, se gosta de tocar piano, é possível marcar noites de cantoria numa casa de repouso local. Ou então ir até uma área que necessite da sua ajuda ou de suas habilidades – por exemplo, trabalhar com habitações para famílias carentes.

Escreva
Muitos experts em carreira sugerem desenvolver um blog que foque num hobby ou na sua indústria. Ou, Block sugere: “Você poderia se oferecer para escrever uma coluna num jornal do bairro gratuito. Essas não são apenas maneiras divertidas de se expressar, mas também ótimos jeitos de se promover como um expert e estabelecer uma presença online bem modelada”.

Malhe
“Se inscreva em aulas de Yoga ou Pilates – ou tente se tornar um instrutor ou personal trainer certificado”, sugere Block. “Numa época na qual muitas pessoas estão adoentadas e depressivas, isso pode ser divertido e saudável, além de causar uma ótima impressão no currículo”.

Socialize
“Torne-se um viciado em social networking – não só para passar tempo socialmente, mas para coletar uma enorme quantidade de contatos e construir relações sólidas que serão valorizadas por um empregador em potencial,” diz Block. “Networking e estabelecimento de relações são habilidades críticas hoje em dia.”

Explore uma Nova Carreira
Block sugere o “job shadowing” como uma maneira interessante de aprender sobre uma nova área. “Job shadowing é quando você acompanha alguém para aprender como ele/ela faz seu trabalho” ele diz. “É uma oportunidade excelente de aprender habilidades novas e pegar conselhos com profissionais em indústrias ou locais que você deseja iniciar uma carreira”.

Seja Criativo
Se você está passando por um período de desemprego, pode contar com perguntas sobre como você tem gasto seu tempo longe da rotina das 9h às 5h. Com algum pensamento criativo, você pode transformar quase qualquer hobby ou aula em currículo ou tema para entrevista. “A coisa mais importante sobre embelezadores de currículo não é o que eles são, mas como você os apresenta”, diz Sieden. “Quando você se mostra interessado, focado e motivado, quase qualquer coisa pode se tornar um tópico”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário