Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Volkswagen de Taubaté terá novo sistema de pintura que elimina o primer


Com investimento de R$ 427,8 milhões, a Volkswagen fará mudanças em sua fábrica de Taubaté para inovar o sistema de pintura, que envolve, entre outras ações, o início da operação do processo eletrolítico (KTL) para aplicação da primeira camada de tinta, eliminando o primer. A novidade utilizará 110 robôs e a produção em larga escala começará em fevereiro de 2013.

Segundo a empresa, as inovações tornarão o processo ecológico, reduzindo 30% o consumo de energia e 20% o consumo de água por veículo. Além disso, trabalhará com tinta à base de água, que permite uso mínimo de solventes, limitado somente ao verniz de acabamento, e de gás natural. Outro benefício é que o novo sistema aumentará a capacidade da fábrica para mais 300 veículos por dia, chegando a 1.300 unidades diárias.

Os trabalhos envolverão transportador de carrocerias com giro de 360 graus dentro dos banhos do processo eletrolítico. De acordo com a companhia, a tecnologia elimina bolhas de ar e melhora a proteção anticorrosiva. Outra novidade será a limpeza externa da carroceria antes da aplicação do esmalte realizada por robôs, que operarão com escovas eletrostáticas. Por fim, haverá reciclagem do ar de exaustão das cabinas robotizadas, tecnologia de limpeza eletrostática a seco.

Números da obra:

64.000 m² de área construída
1.400 estacas de fundação
2.500 toneladas de aço
1.100 trabalhadores envolvidos
720 toneladas de estrutura de metal suspensa
110 robôs
2,1 km de sistemas transportadores no processo
560 mil litros de tinta no tanque do KTL







Nenhum comentário:

Postar um comentário