Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como agradecer após a entrevista


Personalizar uma mensagem de agradecimento depois da conversa com o gestor pode reforçar o seu interesse na oportunidade e também contribuir para aumentar a sua rede de contatos

Após a entrevista, é normal sentir-se ansioso e até com vontade de adicionar o possível empregador nas redes sociais. Se vocês trocaram cartões de visita, uma opção é enviar um e-mail agradecendo pela oportunidade. Você pode aproveitar o espaço, inclusive, para retomar algum ponto para que ele identifique você entre os candidatos ou até mostrar alguma habilidade que não conseguiu destacar durante a conversa. Sem exageros, afinal, o intuito é mostrar que você é educado e não um profissional desesperado!

Atenção!
Certifique-se da grafia correta do nome do potencial empregador, principalmente se você participa de entrevistas com frequência. Errar o nome é uma gafe que pode enterrar as suas chances de conseguir a vaga.

Simpatia, sim. Intimidade, nunca!
Por mais descontraída que a entrevista tenha sido, é importante que você mantenha o distanciamento e o profissionalismo. Escreva a mensagem em tom mais formal, evitando gírias, abreviações como “vc” e “tb” e emoticons.

Conteúdo personalizado
Vá além do “gostaria de agradecer a oportunidade”. Fale sobre algum tema discutido durante a entrevista ou alguma curiosidade que você descobriu durante a conversa, como o fato de que você e o entrevistador terem estudado na mesma faculdade, por exemplo.

Redes sociais ou SMS?
Não. É extremamente inadequado agradecer o entrevistado pelo perfil dele no Facebook ou no LinkedIn, ou mesmo enviar um SMS. A conversa pode ter sido produtiva, mas não torna o possível empregador um amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário