Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Seis Dicas para chegar à entrevista


Seja Proativo Antes e Depois de Enviar seu Currículo
Por Kim Isaacs, Expert em Currículos do Monster
Você acha uma vaga promissora online. Empolgado, você manda seu currículo customizado e carta de apresentação adequada e aguarda por uma resposta. Seis semanas depois, você ainda está esperando, seu entusiasmo diminuiu e você conclui que seu currículo caiu num buraco negro.
Uma abordagem proativa à sua busca de emprego pode melhorar suas chances de chegar a entrevistas. Essas seis dicas vão ajudar a maximizar seu sucesso.
1. Faça Contato Antes de Enviar o Currículo



A não ser que esteja respondendo a um anúncio que solicita “sem ligações”, tente fazer contato com o gerente de contratação antes de enviar o seu currículo. Mesmo se não souber o nome da pessoa responsável pela busca, você pode fazer uma pequena investigação para localizar a pessoa certa, se você conhece o contratante.

Uma vez que conseguir falar com esta pessoa ao telefone, seja breve. O objetivo da sua ligação é expressar entusiasmo sobre a oportunidade e mostrar que você pode contribuir positivamente com o grupo. Prepare um discurso relâmpago sobre suas qualificações e as maneiras que pode beneficiar o contratante. Mantenha o foco no contratante, não em você.
Se você não conseguir falar com o gerente de contratação, descubra quem é o recrutador responsável pela contratação da vaga bem como a grafia correta de seu nome.
2. Termine sua Carta de Apresentação com uma Promessa de Ação



Conclua a carta com algo como “Entrarei em contato dentro de alguns dias para discutir a possibilidade de uma entrevista. Até então, por favor, sinta-se a vontade para entrar em contato pelo número _____________.” Se você disser que vai entrar em contato, não se esqueça de entrar realmente.

3. Dê Seguimento Rapidamente a Todos os Currículos que Enviar



Entre em contato dentro de três a cinco dias úteis. Você pode fazer isso por telefone ou por email em caso de vagas confidenciais ou que especifiquem sem ligações.

Quando entrar em contato por telefone tente dizer algo como “Oi, meu nome é _______ e eu enviei meu currículo para sua vaga de _______. Estou extremamente interessado nesta oportunidade e só gostaria de fazer este contato para explicar como posso beneficiar a operação…”
Se entrar em contato por email, sua mensagem deve ser curta. Aqui está um exemplo:


Caro Nome (ou “Gerente de Contratação” se o nome for desconhecido):

Candidatei-me recentemente para sua vaga de ______________, e estou entrando em contato para ter certeza que meu currículo foi recebido. Minha forte experiência em ___, ___ e ___ parece estar ao alcance das qualificações que vocês buscam, e eu estou muito interessado na sua oportunidade. Compreendo que vocês ainda não devem ter chegado ao momento das entrevistas, mas eu estou disposto a responder quaisquer perguntas preliminares que possam ter. No caso de dúvidas, entre em contato pelo número _________.


Obrigado pelo seu tempo e consideração.

Att,

________

4. Seja Premeditado nos Contatos Subsequentes 
Se diversas semanas passaram após seu contato inicial sem palavra do empregador, ligue novamente ou envie um email. Seu propósito de contato pode ser descobrir se um cronograma foi estabelecido para entrevistas ou deixar outro número para contato se você estiver viajando. Como sempre, seja educado, profissional e respeitador.
5. Mantenha um Diário de Contato
Suas tentativas de contato serão muito mais fáceis se você tiver um diário de contato para todas as posições às quais se candidatar. Seu diário deve incluir uma cópia do anúncio da vaga (não confie numa URL de vaga, pois as vagas podem ser removidas da Web), o nome do arquivo do currículo e carta de apresentação que enviou, data de contatos, nomes de gerentes de contratação e um resumo da informação colhida durante seus contatos com eles.
6. Não seja uma Peste



Contatos repetidos são traiçoeiros. A não ser que você tenha certeza que sabe o limite entre ser persistente e virar uma peste, exercite limitação após seu terceiro ou quarto contato. Não desista se seu esforço não apresentar resultados imediatos.

Dependendo do empregador, indústria, trabalho específico e número de respostas, o tempo entre o fechamento de candidatura e o dia em que a entrevista será marcada pode durar até meses.


Fonte:Emprego & Carreira - Monster

Nenhum comentário:

Postar um comentário