Pesquisar este blog

sábado, 1 de setembro de 2012

Duas boas notícias para a indústria: mais emprego, mais confiança


A indústria brasileira está mais confiante em relação a julho de 2012. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial – Icei, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria – CNI. O otimismo do empresário cresceu 1,2 ponto frente ao mês passado, atingindo 54,5 pontos.

Os indicadores variam de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos apontam condição melhor ou expectativa otimista; abaixo de 50, significam falta de confiança.

O resultado apontou maior confiança em quase todas as regiões do Brasil, com exceção ao Nordeste, cujo indicador ficou estável em 57,7 pontos (ainda assim é o mais elevado entre as regiões). Entre os segmentos industriais, houve alta no índice de confiança do setor de transformação e de construção. Já a indústria extrativa apontou queda de 3 pontos na comparação de agosto com julho, registrando 54,1 pontos (ainda confiante).

Dos 28 setores da indústria de transformação pesquisados, apenas dois registraram pessimismo: o madeireiro e o de manutenção e reparação.

As expectativas dos empresários para os próximos seis meses também continuam otimistas. Segundo o Icei, as perspectivas dos industriais aumentaram 0,7 ponto, somando 58,7 pontos.

A alta mensal no emprego da indústria paulista é outra notícia bem-vinda pelo setor. Após seguidos registros de queda, a Pesquisa do Nível de Emprego da Indústria Paulista de Transformação – Estado e Regiões, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, aponta 500 vagas a mais em julho com relação a junho.

Das atividades pesquisadas no levantamento, 10 demitiram, nove contrataram e três ficaram estáveis. Produtos diversos (2,2%), Couros e Fabricação de Artigos de Couro, Viagem e Calçados (1,8%) foram os setores com as maiores altas. Já Confecção de Vestuários e Acessórios (-0,6%), Metalurgia (-0,6%) e Produtos de Minerais Não Metálicos (-0,6%) registraram as principais quedas na comparação mensal.

Das 36 regiões analisadas, 14 demitiram, 14 contrataram e oito ficaram estáveis. Impulsionada por Produtos Alimentícios (7,62%), Matão foi a cidade com a maior alta, de 1,88%. Santa Bárbara d’Oeste computou a queda mais expressiva, registrando 2,87% empregos a menos em julho.

A Fiesp acredita na recuperação da atividade industrial até o final do ano, mas não com força suficiente para compensar o saldo negativo acumulado.

Clique aqui para acessar na íntegra a Pesquisa do Nível de Emprego da Indústria Paulista de Transformação – Estado e Regiões.

O lado negro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial – Icei também identifica a opinião dos empresários sobre as condições atuais da economia. Pessimismo, é o significado dos 46 pontos registrados em agosto.

Embora em julho a indústria tenha computado 500 vagas a mais na comparação com junho, ao analisar os últimos 12 meses com período imediatamente anterior, o índice elaborado pela Fiesp aponta fechamento de 89 mil vagas – um recuo de 3,28%. A previsão da Fiesp é de que o emprego industrial termine o ano de 2012 com 80 a 90 mil postos de trabalho a menos.

Fonte: Blog NEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário