Pesquisar este blog

domingo, 13 de janeiro de 2013

O que é clima organizacional?



O conceito de motivação – no nível individual – conduz ao de clima organizacional – no nível de organização.”  (CHIAVENATO 2009). Cada indivíduo de uma organização passa por um processo denominado de ajustamento. Este processo refere-se a satisfações  pessoais – fisiológicas, de segurança, de pertencer a um grupo social de estima e de auto-realização – e a insatisfação de alguma destas necessidades pode gerar problemas de ajustamento. A administração superior, ou seja, de maior hierarquia, tem a responsabilidade de compreender a natureza do ajustamento e desajustamento de cada indivíduo – indivíduo este, absolutamente,singular.

Estes ajustamentos –satisfações de necessidades – variam de pessoa para pessoa, podendo variar também, na mesma pessoa em momentos distintos. Segundo Chiavenato (2009) um bom ajustamento é sinônimo de “saúde mental” – pessoas que são mentalmente sadias. De acordo com este mesmo autor, têm-se 3 características básicas para uma pessoa mentalmente sadia:

  1. Sentem-se bem consigo mesmas;
  2. Sentem-se bem em relação às outras pessoas;
  3. São capazes de enfrentar por si as demandas da vida.

Mas onde entra o clima organizacional nisso tudo? Este termo é denominado ao ambiente interno da organização existente entre seus membros. O clima organizacional é o grau de motivação no nível da organização. Quando este clima está elevado – alta motivação entre os funcionários – é refletido em relações de satisfações, interesses, colaborações, criatividades, etc. O oposto – clima organizacional baixo – é traduzido em estados de desinteresses, insatisfações, depressões no trabalho, falta de iniciativa e criatividade, podendo chegar ao extremo como no caso de greves, piquetes etc.

“ATKINSON desenvolveu um modelo para estudar o comportamento motivacional que leva em conta os determinantes ambientes da motivação” (CHIAVENATO 2009):

  1. Os indivíduos possuem comportamentos potenciais – motivos ou necessidades básicas – e somente são influenciados quando provocados;
  2. O ambiente em que o indivíduo está inserido é que influencia a provocação ou não desses motivos;
  3. Os motivos são provocados pelas particularidades do ambiente, ou seja, um motivo específico será provocado por uma influência ambiental específica;
  4. Mudanças no ambiente geram mudanças no padrão da motivação;
  5. Cada espécie de necessidade necessita de uma espécie de motivação.

O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. O clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia o seu comportamento.” (Chiavenato 2009).

Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos – O capital humano das organizações; São Paulo, editora Campus, 2009;

Publicado originalmente em: Discutindo Administração
Acessado em: 13/01/2013 - 14:30, Horário de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário