Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Em 28/11/2012 tomaram posse os integrantes da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ)




Na noite do dia 28 de novembro, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ocorreu a cerimônia de posse de 20 dos 31 membros da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ). Foram empossados 18 Acadêmicos ativos e dois Acadêmicos In Memoriam, que foram representados por seus familiares. Os onze Acadêmicos que não puderam comparecer ao evento serão empossados em cerimônias futuras.

O evento contou com a presença das principais autoridades em Qualidade do Brasil, que, ao longo das últimas décadas, revolucionaram os processos produtivos brasileiros sempre em busca da perfeição. Entre os acadêmicos que tomaram posse, estão personalidades como o ex- ministro da Infraestrutura, Ozires Silva, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, e o presidente do Conselho do Movimento Brasil Competitivo, Elcio Anibal de Lucca.

A ABQ (www.abqualidade.org.br) é a instituição de referência sobre qualidade e excelência na gestão. Ela congrega especialistas e conhecedores da área da qualidade dos mais diversos setores econômicos nos âmbitos público e privado, e também professores universitários. Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da engenharia da qualidade, da gestão da qualidade e da excelência da gestão, em benefício das organizações e da sociedade brasileira.

A Cerimônia de Posse dos Acadêmicos encerra a etapa de formação da ABQ, constituída há quase dois anos e que, a partir de agora, inicia o planejamento estratégico para se atingir os objetivos da Academia. A ABQ conta com o apoio do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), que tem se responsabilizado pelo suporte logístico da ABQ e cedido suas instalações para as reuniões ordinárias da Academia, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que administra o site da Academia, da Editora Banas, responsável pela divulgação institucional, e da Fiesp, que cedeu o espaço para a realização do evento.

Conheça os 31 Acadêmicos

Ariosto Farias Junior
Engenheiro Civil. Instrutor e Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade, deste 1992 até 2010. Consultor em Gestão da Qualidade e Segurança da Informação. Membro do comitê ABNT/CB 25. Líder da Delegação do Brasil em Comitês da ISO em diversas oportunidades. Instrutor da ISO.

Basilio V. Dagnino
ASQ Fellow. CQP & Fellow, CQI (Londres). Co-fundador do 1º curso de pós-graduação em Qualidade (UCP). Primeiro Gerente Técnico da FNQ (1991 a 1997). Juiz, examinador, instrutor e consultor de modelos de excelência do PNQ e outros prêmios.

Carlos de Mathias Martins (in memoriam)
Engenheiro Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP. Primeiro Superintendente da Fundação Prêmio Nacional da Qualidade (1991/97), hoje Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Participou ativamente de instituições voltadas à Gestão e à Qualidade tais como ASQ, ABNT e PQGF.

Dorothea Fonseca Furquim Werneck
Economista (Mestrado e Curso de Doutorado/Boston College-USA). Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais. Ministra de Estado (duas pastas). Sec. Nacional de Economia. Diretora da FPNQ (duas vezes). Prof. da UFRJ e do Curso de Formação de Diplomatas do Itamaraty.

Edson Pacheco Paladini
Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas/Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia de Produção. Consultor, instrutor e professor de cursos de graduação e pós-graduação na área de Gestão da Qualidade. Autor de 11 livros nesta área.

Eduardo Vieira da Costa Guaragna
Engenheiro Mecânico e Mestre em Administração pela UFRGS. ASQ Senior, CQE, CQM-OE, CRE, CQA. Juiz do PNQ e PGQP. Diretor do PGQP. Consultor, Professor de MBA e Especialização. Autor do livro Desmistificando o Aprendizado Organizacional, Qualitymark.

Elcio Anibal de Lucca
Adm. Público e de Empresas pela EAESP-FGV, graduado e mestrado. Pres. Cons.Curador da FNQ por duas vezes. Pres. Serasa por 20 anos, tricampeã do PNQ e do Ibero-americano. Atualmente Pres. do Cons. do MBC, Cons. Indep. de Empresas e Entidades. Autor do livro Gestão para um Mundo Melhor.

Eliezer Arantes da Costa
Engenheiro em Eletrônica pelo ITA e Doutor pela UNICAMP. Trabalhou na VALE (ex-CVRD), em pesquisa operacional, e na Promon em sistemas da qualidade e em planejamento estratégico. Hoje atua como consultor de empresas em planejamento estratégico e na implantação de sistemas da qualidade.

Ettore Bresciani Filho
Engenheiro (ITA), Doutor (Escola Politécnica - USP). Professor Titular Aposentado (UNICAMP). Professor Responsável pelo Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Membro do CLE-UNICAMP. Membro da ASQ (desde 1974).

Evandro G. Lorentz
Engenheiro e Matemático (UFJF), Mestre (UFMG). ASQ Fellow, ASQ/CQE e CQA. Fundador e Primeiro Chair da International Member Unit (ASQ/IMU) brasileira. Consultor e Professor de Pós-Graduação em Cursos de Especialização. Autor de livros sobre qualidade.

Fabio E. P. Braga
Engenheiro (Escola Politécnica – USP). Ex-vice-presidente de Engenharia e Qualidade da TRW do Brasil. Ex-Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL. Membro da ASQ.

Francisco Paulo Uras
Engenheiro (Escola Politécnica - USP). ASQ Fellow, ASQ/CQE, CQA e CMQ-OE. Palestrante do PEC-FGV-SP (2001 – 2009). Membro do Comitê Critérios de Excelência e Instrutor dos Cursos da FNQ. Consultor para implantação do Modelo de Excelência da FNQ.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho
Jornalista profissional, estudou geologia na Universidade de São Paulo, jornalismo na Faculdade Casper Libero, palestrante, cursos de especialização, jurado de prêmios de qualidade e meio ambiente, autor de quatro e-books e atua em comunicação interna e externa. Blog: http://qualidadeonline.wordpress.com

Heitor Augusto de Moura Estevão
Engenheiro Civil (UFRJ) extensão universitária no Brasil e na França, Ex -Chefe do Serviço de Engenharia e Ex-Chefe do Escritório de Londres da Petrobras, Ex-Dir. Superintendente e de Operações da BRASNOR – Noruega, Conselheiro da Transportadora Brasileira de Gás, Sec. Técnico do ABNT/CB-25.

Ilcon Miranda Costa
Engenheiro Mecânico (UFRJ), atuante na área da qualidade automotiva desde 1965. Ex-membro das comissões da Qualidade (ANFAVEA, COBEI, MERCOSUL), Reguladora-SBC e CBC. Fundador da ABCQ e do IQA. Professor dos cursos ABCQ (CQE, CRE, CQA e Auditor do SGQ). Auditor e consultor.

Iris Bento da Silva
Engenheiro (EESC-USP). Doutor (UNICAMP). Professor Doutor (UNICAMP), Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP), Professor da Pós-graduação em Gestão (UNIMEP). Ex-Diretor Técnico do Sindiforja (ligado ao Sindipeças).

João Mário Csillag
Engenheiro (ITA), Mestre e Doutor em Administração de Empresas (EAESP-FGV), Professor Titular e Ex- Chefe do Depto. de Produção, Logística e Operações Empresariais da EAESP-FGV. Juiz do PNQ. Autor do livro “Análise do Valor” - Editora Atlas. Prêmio Qualidade Banas 2000.

Jorge Gerdau Johannpeter
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRS). Presidente do Conselho de Administração da Gerdau, da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Governo Federal, do Movimento Todos pela Educação e do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

José Ephim Mindlin (in memoriam)
Bibliófilo, advogado (USP), empresário. Sócio fundador da Metal Leve, mobilizou a empresa e a indústria para o desenvolvimento de tecnologia própria, alta qualidade e design original. Foi secretário do Estado de SP. Formou a maior e mais significativa biblioteca particular de livros sobre o Brasil, doada à USP.

José Israel Vargas
PhD e Professor Catedrático. Membro da Acad. Bras. de Ciências, dos Países em Desenvolvimento e da Europeia de Ciências, Letras e Artes. Ex-Sec. Tecnologia Industrial, implantou o Inmetro, o IBQN, a Fundação Teófilo Ottoni, etc. Ex-Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia.

José Joaquim do Amaral Ferreira
Engenheiro (Escola Politécnica USP), M.Sc. (Stanford University), Mestre e Doutor (EPUSP), Professor Eng.Produção POLI/USP, Diretor de Certificação e Vice-Presidente Fundação Vanzolini, Vice-Presidente IQNet International Certification Network, Membro do Board da SBAlliance, Conselheiro CONSIC/FIESP.

José Paulo Silveira
Engenheiro Industrial Metalúrgico (UFF). No Governo Federal, participou da formulação e gestão do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Coordenou a criação do Comitê Brasileiro da Qualidade CB 25 da ABNT. Atualmente é Diretor Associado da Macroplan Prospectiva e Gestão.

José Ribeiro da Costa (in memoriam)
Engenheiro Nuclear. Prof. da COPPE-USP (Mestrado em Engenharia Nuclear). Prof. Visitante na UCLA/USA (Nuclear Engineering, 1969). Lecturer e Perito da IAEA dos Cursos Internacionais Regionais da IAEA (1978/81). Organizador do IBQN (1977/78) e do COBREN (1980/96, sendo também Presidente).

Juarez Távora Veado (in memoriam)
As informações estão sendo levantadas pelos familiares.

Reinaldo Dias Ferraz de Souza
Arquiteto (UnB), com especialização em Gestão da Qualidade pela FCO (UFMG) e pela Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE). Chefe da Assessoria de Captação de Recursos da Secretaria Executiva do MCTI. Representante do MCTI em diversos grupos executivos, no Brasil e no exterior.

Ruy de C. B. Lourenço Filho
Engenheiro (UFRJ), Tese de Livre Docência (UFMG). Consultor da Eletrobras. Professor aposentado do Instituto de Economia (CCJE/UFRJ) e da Ence/IBGE, tendo dirigido ambas as organizações. Autor de vários livros, entre os quais “Controle Estatístico da Qualidade”, pela LTC Editora, em 17ª tiragem.

Vivaldo A. Russo
Engenheiro (UNICAMP). Ex-Presidente de Hydraulics Business da América do Sul da EATON. Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Membro e ex-Diretor da SAE BRASIL.


Publicado originalmente em: Banas Qualidade
Acessado em 02/01/2013; 12:45 - Horário de Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário