Pesquisar este blog

sábado, 4 de setembro de 2010

Selo Empresa Parceira da Natureza - IBDN


INSTITUCIONAL

O IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza é uma Organização não Governamental que há dezoito anos luta em prol do meio ambiente desenvolvendo projetos na área de Educação Ambiental, no resgate da cultura indígena e no combate aos crimes contra o meio ambiente. Em 2003 capacitados pelo IBAMA-DF fomos a primeira instituição do Estado de São Paulo a participar do projeto AAV -Agentes Ambientais Voluntários.
Ao longo desses 18 anos o IBDN realizou e participou de várias campanhas, eventos e incentivos de conscientização e fiscalização.
Porém nos últimos 10 anos a preocupação com o meio ambiente urbano ficou mais acentuada. As questões referentes à educação ambiental, conscientização e formação de multiplicadores e o desmatamento continuado da Mata Atlântica transformaram-se na principal bandeira do instituto.
A fim de viabilizar suas iniciativas e aspirações , o IBDN vem desenvolvendo parcerias com a iniciativa privada, outras organizações não governamentais nacionais e internacionais e com instituições de ensino.

COMPROMISSOS E METAS


•  Difundir a cidadania ecológica através da Educação Ambiental.
•  Defender e preservar a Natureza para as presentes e futuras gerações.
•  Capacitar agentes multiplicadores em Defesa do Meio Ambiente.
•  Atuar ativamente pela mudança do “status” do lixo de ameaça e problema, para fator gerador de soluções econômicas e sócio-ambientais integradas.

O SELO

O Selo Empresa Parceira da Natureza, foi idealizado pelo IBDN em 2004 para servir como programa de gestão ambiental integrada com a responsabilidade social, tem como maior objetivo, engajar empresas e seus funcionários à ações que minimizem seus impactos ao meio ambiente.
Assumindo os 10 compromissos ambientais do programa, as empresas contribuem sensivelmente para a preservação dos recursos naturais, diminuindo assim os danos causados ao planeta pelas atividades do ser-humano.
A Empresa na implantação do programa agrega valores a sua marca e produto, melhora seu desempenho, otimiza seus recursos, relacionando assim sua imagem a responsabilidade socioambiental.
O Comprometimento de todos envolvidos é a base do sucesso deste programa que utiliza a educação ambiental como ferramenta de conscientização.





Modelo criado em 2004, que figura hoje em todas as embalagens e materias de nossos parceiros, devendo ser substituido pelo modelo ao lado a partir de abril de 2009, obedecendo um cronograma de impressão de novas embalagens e materiais
Modelo criado em 2009 no aniversário de 18 anos do IBDN. Este selo substitui o anterior, porém, não invalida o anterior até dezembro de 2009


OS 10 COMPROMISSOS




1
Implantar a coleta seletiva e destinar seus resíduos a reciclagem, fomentando o reaproveitamento destes na fabricação de novos produtos.
2
Investir em projetos de educação ambiental visando à conscientização dos funcionários, fornecedores e comunidade sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.
3
Promover a ecoeficiência utilizando papel e materiais reciclados reduzindo a extração de recursos naturais e a utilização de matérias-primas na produção.
4
Implementar programas de uso consciente e responsável da água, reutilizando em seus processos fabris, reduzindo o consumo e evitando disperdícios.
5
Promover a eficiência energética em seus produtos e processos fabris, otimizando e reduzindo o consumo de energia elétrica.
6
Dar destino ambientalmente adequado aos resíduos e tratar os efluentes, promovendo a descontaminação e a possível reutilização dos mesmos.
7
Minimizar a utilização de ingredientes contaminantes, degradadores e perigosos em seus processos, buscando alternativas naturais e novas tecnologias.
8
Otimizar e aprimorar o design dos produtos e embalagens, reduzindo o descarte desnecessário de resíduos e viabilizando a possível reutilização das mesmas.
9
Adotar critérios ambientais na seleção de seus fornecedores, buscando reduzir o impacto ambiental na cadeia produtiva.
10
Contribuir para minimizar os impactos oa meio ambiente causados pela utilização de combustíveis fósseis, adotando renováveis e promovendo a neutralização de carbono.

Mais informações: http://www.ibdn.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário