Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Normatização Levando a Auditoria ao novo nível com a revisão da ISO 19011

A mais popular norma ISO para auditoria de sistemas de gestão está em revisão e atingiu o primeiro estágio de votação, um passo crucial no seu desenvolvimento.

Organizações estão evoluindo, aderindo aos sistemas de gestão, na busca por uma economia mais efetiva de tempo e dinheiro. Muitas empresas tem diversos sistemas de gestão, cada um focando em diferentes áreas, como Tecnologia da Informação (TI), segurança da informação, gestão da qualidade e gestão ambiental. A ISO 19011, Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão, auxilia na efetiva avaliação destes sistemas de gestão assegurando melhoria contínua e permitindo a harmonização entre os sistemas, além de uma abordagem uniforme do processo de auditoria onde múltiplos sistemas estão implementados e mantidos.

A norma está sendo atualmente revisada para refletir o crescente número de normas de sistemas de gestão e as recentes revisões de algumas das normas mais amplamente utilizadas, como a ISO 9001 para a qualidade e a ISO 14001 para o meio ambiente. Tendo alcançado a fase de Committee Draft (CD), os países envolvidos em sua revisão terão a oportunidade de fazer comentários sobre a minuta da norma.

Denise Robitaille, coordenadora do ISO/PC 302, o comitê de projeto da ISO responsável pela revisão, disse que quando a norma foi publicada pela última vez em 2011, existiam 11 normas de sistema de gestão em vigor, mas este número cresceu significativamente desde então, alcançando hoje 39 normas de sistema de gestão, com 12 outras em desenvolvimento.

"Como as organizações viram o benefício e necessidade dos sistemas de gestão, tem havido um aumento crescente no número de normas específicas por setor para atender à demanda.

"Existem atualmente normas de sistemas de gestão que abrangem áreas como saúde e medicina, meio ambiente, serviços, tecnologia da informação e mais. Adicionalmente, as duas normas de sistemas de gestão mais populares - ISO 9001 e ISO 14001 - foram recentemente atualizadas, de forma que a auditoria destes sistemas precisa refletir a variedade e o número das normas sendo desenvolvidas."

A ISO 19011 é aplicável à todas as organizações que necessitam conduzir auditorias internas e externas de sistemas de gestão ou gerenciar um programa de auditoria. Tem como intenção abranger uma parcela de usuários potenciais, incluindo auditores, organizações implementando sistemas de gestão e organizações que necessitam conduzir auditorias de seus sistemas de gestão por razões contratuais ou regulamentares.

A ISO 19011 também provê diretrizes para auditorias externas, incluindo de certificação e de fornecedores, como suporte à implementação de sistemas de gestão.

A nova versão da ISO19011 está prevista para ser publicada em meados de 2018.



Adaptado de ISO.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário