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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tarefas que não Devem Ser Delegadas

Continuando no assunto de delegação, existem algumas categorias de tarefas que a delegação não funciona ou é inadequada. A delegação deste tipo de tarefa pode-lhe colocar em uma situação desconfortável posteriormente. Já ouvi de alguns líderes que delegação não é benéfica e quando você começa a discutir o porquê ele chegou à essa conclusão, pode-se perceber que na maioria das vezes não é simplesmente um componente comportamental de uma pessoa centralizadora, mas sim porque ele teve uma péssima experiência no passado, o que lhe leva a crer que a delegação como um todo não é esse “mar de rosas” que todo mundo anda falando por aí.
 
Eu diria que as tarefas que se enquadram nas seguintes categorias, não deveriam ser delegadas:
 
- Assuntos confidenciais;
- Comunicação de políticas;
- Gerenciamento de crises;
- Rituais; e
- Tomada de decisão.
 
Assuntos confidenciais: enquadro nessa categoria, situações relacionadas à avaliação de pessoal, cargos e salários, terminação de contrato, determinação de estratégias e etc. Se você é um líder, você deve atuar como um para-raios para esse tipo de assunto. Você não deve delegar tarefas que deveriam ser tratadas confidencialmente, pois o resultado da execução dessas tarefas tem o poder de influenciar, e muito, várias outras tarefas e você deve ter o controle sobre esse tipo de situação.
 
Comunicação de políticas: aqui, o organograma prevalece. O impacto causado quando o líder informa uma mudança de política é muito diferente do que quando alguma outra pessoa que não ele a faz. Eu diria que isto é muito mais cultural, pois políticas corporativas existem para serem respeitadas, mas se não for o líder que não somente as informa, mas também participa do processo de confecção dessas políticas, o resultado pode ser completamente diferente do que era esperado.
 
Gerenciamento de crises: possivelmente as tarefas que se enquadram no gerenciamento de crise podem ser delegáveis, porém, se é uma crise, o impacto é muito maior quando você está tomando as rédeas da situação, ao invés de um subordinado.
 
Rituais: Eu classifico aqui, todas as tarefas relacionadas como premiação, abertura de celebração, comunicação de promoção e etc. Um analista pode se sentir muito mais valorizado quando ele recebe uma premiação ou um reconhecimento do seu líder e não de sua secretária.
 
Tomada de decisão: basicamente, você está lá para isso. Para tomar decisões. Se você ficar delegando a tomada de decisão para outra pessoa, muito provavelmente, essa outra pessoa poderá tomar o seu lugar em breve.
 
 
A delegação é uma atividade muito pessoal e deve ser baseada em confiança. Aqui eu proponho uma análise, do seu dia-a-dia, para que você classifique as suas tarefas e decida sobre quais podem ser delegadas ou não.
 
Abs, R2DX.
 
Publicado originalmente em: R2RX Gestão de Projeto e TI
Acessado em 01/04/2013; 13:10 Horário de Brasília
 
 
 

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