Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Comportamentos sabotadores – afaste-os da sua carreira


Comportamentos – em família, no trabalho, em sociedade, são eles que a todo o momento refletem as percepções de mundo, os pensamentos, emoções, a visão, os valores, como também as ações que norteiam cada indivíduo. Entretanto, alguns comportamentos que são cultivados ao longo da vida, pessoal e profissional, podem sabotar as relações interpessoais e também a carreira, e é importante desde o início identificá-los e principalmente eliminá-los.
 
Mas a questão aqui é – Como evitar comportamentos sabotadores no trabalho? O primeiro passo é fazer uma auto-avaliação e listar quais as ações que você reconhece ou mesmo as que pessoas próximas já sinalizaram, e que podem estar prejudicando sua vida profissional.
 
Exemplos destes comportamentos inadequados são: fazer e repercutir fofocas, reclamar pelos cantos, ser agressivo ao receber feedback, falar de forma hostil da empresa, de outros profissionais e dos superiores, levar constantemente assuntos pessoais para o ambiente de trabalho, usar trajes inadequados, não cumprir prazos e os horários estipulados, como também utilizar a infraestrutura da organização: telefone, impressora e internet, em benefício próprio.
Com certeza nenhuma empresa deseja manter um profissional com este perfil em seu quadro de colaboradores. Por isso, é essencial identificar quais os comportamentos estão boicotando o seu desenvolvimento e limitando novas oportunidades.  Para isso, uma boa alternativa é investir em aprimoramento através de treinamentos comportamentais.
 
Entretanto, não são apenas nos pontos citados que um treinamento com esta vertente pode ajudar. Com este apoio o colaborador também pode desenvolver novas habilidades e posturas mais condizentes com o que deseja para sua carreira e vida pessoal.
 
Um excelente exemplo de treinamento comportamental é o Coaching. Este processo, já é utilizado por muitos brasileiros para potencializar a carreira, uma vez que oferece o desenvolvimento de novas competências, autoconhecimento, a eliminação dos pontos de melhoria e a maximização dos pontos fortes.
 
Deste modo e, através de técnicas e ferramentas, o Coaching colabora para que o profissional desenvolva novos comportamentos e elimine os que estão sabotando seu crescimento.  Estas mudanças possibilitam que de forma mais assertiva o colaborador possa focar em seu trabalho e potencializar suas chances de ter sucesso na carreira .
 
E você, já identificou quais comportamentos podem estar sabotando sua ascensão profissional?
 
 
 
Publicado originalmente em: Blog Carreiras - Portal Terra
Acessado em 01/04/2013; 11:50 - Horário de Brasília
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário