Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Já ouviu falar em Emergia?

EMERGIA – o início da sua contabilidade socioambiental

Pois bem, segundo Ortega (2003), “Emergia é a energia gasta pela Biosfera (conjunto de todos os ecossistemas para nomear partes da estrutura interna da Terra, tais comolitosfera (sólidos), atmosfera (gases) e hidrosfera (águas))para produzir recursos. Esta energia pode ser externa ou interna, renovável ou não renovável”. Em outras palavras, trata-se da energia incorporada a um recurso durante o seu processo de criação. De acordo com Odum (2000), para representar produtos e serviços considerando aspectos econômicos e ambientais eficientemente, é necessário transformar todos os fatores em uma unidade comum, denominada energia solar equivalente, ou emergia ou então, contabilidade socioambiental.
O primeiro passo para a realização da análise emergética consiste na representação gráfica do sistema de produção, uso e reciclagem de materiais. O segundo passo, consiste desmembrar  cada etapa do processo e quantificá-lo considerando recursos, energia, trabalho entre outros. Após estas etapas, a contabilidade ambiental é realizada, seguida pela avaliação de sustentabilidade com base nos indicadores encontrados.
Sabemos que o meio ambiente é simultaneamente fonte de materiais, energia, água e outros recursos, e recebe em contrapartida resíduos dos sistemas produtivos sob diversas formas. Portanto, ao mesmo tempo que fornece recursos, o meio ambiente também realiza trabalho para os  sistemas produtivos, por exemplo, a reciclagem e a reabsorção destes resíduos. Por este motivo, é fundamental que os indicadores de sustentabilidade considerem as relações entre o meio ambiente e a dinâmica industrial, seus produtos, subprodutos, valores, força de trabalho, valor agregado, dentre outros fatores. 
A análise dessas relações permite a contabilidade não somente da performance socioambiental (meio ambiente e pessoas) de um determinado sistema, mas também da competitividade do sistema estudado.
O reaproveitamento dos resíduos industriais é uma das formas que as empresas vêm utilizando para se adequarem às novas demandas ambientais da sociedade. Sua adoção é atraente aos empresários, uma vez que pode resultar em redução de custos e, até mesmo, melhorias nos processos.

A BIOTERA apresenta o MSR – Manejo Sustentável dos Resíduos, que  atende a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos e as suas necessidades e premissas de negócios e integra a PNMC - Política Nacional de Mudanças Climáticas, convergendo no setor de resíduos.
Bons Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário