Pesquisar este blog

sábado, 4 de março de 2023

Facilities Management

O gerenciamento de instalações (ou Facilities Management) pode ser definido como as ferramentas e serviços que dão suporte à funcionalidade, segurança e sustentabilidade de edifícios, terrenos, infraestrutura e imóveis. O gerenciamento de instalações inclui: Gerenciamento de arrendamento, incluindo administração e contabilidade de arrendamento. Planejamento e gerenciamento de projetos de capital.


As áreas mais comuns abrangidas são:



MANUTENÇÃO

O gerenciamento de instalações (ou Facilities Management) garante que as manutenções corretivas ou preventivas estejam dentro da rotina da empresa, garantindo o pleno funcionamento do maquinário, dos escritórios e de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica da companhia. 


SEGURANÇA

Além de promover a integridade física da infraestrutura da empresa, como também zela pela tranquilidade dos colaboradores. 

Recentemente, passou a incluir a gestão de dados conforme Lei 13709/2018 (a LGPD) assegurando que as informações dos clientes estejam seguras, tendendo a ganhar mais destaque na Gestão de Facilities.


LIMPEZA

De forma à assegurar um ambiente adequado para a operacionalização dos processos e boas condições de trabalho aos colaboradores e de permanência aos usuários. Favorece também a manutenção de equipamentos e infraestrutura.


De acordo com a definição ISO:

“Facility Management (FM) é uma função organizacional que integra pessoas, lugares e processos dentro do ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal.“

Desta forma capacita a organização para trabalhar com foco em seu core business ao criar ambientes funcionais que promovem a integração das pessoas, dos processos e das tecnologias dentro das empresas.


possui vivência de mais de vinte anos implementando, coordenando e auditando Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental, Saúde e Empresarial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário