Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2019

Inmetro: Redefinição das unidades de medida entra em vigor


Para comemorar o Dia Mundial da Metrologia, o Inmetro realizou, no dia 20 de maio, o evento “O novo SI: fundamentalmente melhor”. O evento marcou a entrada em vigor da redefinição das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI), que passaram a se basear em constantes fundamentais da natureza.
A presidente do Instituto, Angela Flôres Furtado, participou da abertura do evento e ressaltou que a redefinição faz parte dos processos de evolução e inovação constantes da ciência e da sociedade. “Por princípio, temos agora definições globais e perenes, fundadas em constantes fundamentais imutáveis”, afirmou.
A presidente também anunciou a nova missão do Instituto, finalizada na última semana: a medida certa para promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo. “A medida certa induz a duas coisas que fazemos com muita propriedade: a exatidão nas medições e a atuação regulatória na medida certa”, explicou.
O diretor de Metrologia Científica e Tecnologia, Valnei da Cunha, apresentou um histórico dos sistemas de medição e a importância das novas definições, mais estáveis ao longo do tempo.


Diretor de Metrologia Científica do Inmetro, Valnei da Cunha, na abertura do evento em celebração ao Dia Mundial da Metrologia

O quilograma, por exemplo, era definido como a massa do Protótipo Internacional (IPK), guardado a sete chaves no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, em Paris. Para que fosse disseminado, foram criadas cópias oficiais e os países signatários da Convenção do Metro as mantinham como Protótipos Nacionais, periodicamente comparados com o padrão internacional. “Ao longo dos anos, foram identificadas variações das cópias oficiais em relação ao IPK”, explicou Valnei.
Apesar da variação ser mínima (de acordo com o BIPM, as últimas comparações mostraram redução de 50 μg - aproximadamente a mesma massa que a asa de uma mosca) e não impactar o usuário final, a adoção de uma referência mais estável – no caso, a Constante de Planck – abre novos caminhos para a ciência e a tecnologia. “Devemos desenvolver padrões para atender as necessidades futuras da indústria, para não impedir a continuidade do desenvolvimento tecnológico”, falou Fábio Cacais, pesquisador do Laboratório de Massa do Inmetro.
Além do quilograma, o kelvin, o mol e o ampere também passaram por redefinições. Durante o evento, os especialistas Klaus Quelhas (Laboratório de Termometria), Bruno Garrido (Laboratório de Análise Orgânica) e Regis Landim (Laboratório de Metrologia Elétrica Quântica) explicaram as mudanças na definição dessas unidades. Os possíveis impactos da redefinição na Metrologia Legal, nas medições da área biológica e no desenvolvimento da indústria 4.0 também foram discutidos.
Por fim, foram lançados os Cadernos de Metrologia, publicação trimestral que trará divulgação de trabalhos e pesquisas na área de metrologia científica.


Evento aconteceu no auditório da Confederação Nacional do Comércio, no Rio de Janeiro.

Fonte: Inmetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário