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sábado, 3 de fevereiro de 2018

Harmonização dos critérios AIAG e VDA para a FMEA

A FMEA (Failure Modes and Effects Analysis) ou Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos, representa uma ferramenta preventiva de risco, aplicada principalmente no desenvolvimento de Produtos e de Processos. Ela pode, também, ser aplicada em modificações ou melhorias que se queira introduzir em projetos e processos antigos ou, ainda, quando existe modificações no ambiente de trabalho. É um método analítico sistemático, para identificar problemas potenciais, suas causas e efeitos, com a execução de trabalho em equipe. É um documento vivo, devendo estar em constante atualização, interagindo com os planejamentos da produção e da qualidade, através dos Planos de Controle.

A AIAG (Automotive International Action Group) e a VDA (Verband der Automobilindustrie) estão harmonizando as abordagens do FMEA e a expectativa é uma nova versão a partir maio de 2018.

Para tanto, esse comitê quer desenvolver um único manual AIAG - VDA FMEA que claramente defina uma metodologia melhorada, que estará alinhada com SAE J1739 e que combine os processos para que se atenda aos requisitos para ambos os grupos da indústria, contemplando, entre outras coisas:

1) Abordagem em Seis Etapas:

Recomenda-se que o modo de falha e análise de efeitos deve ser realizada em seis etapas para alcançar boa qualidade, confiabilidade, segurança em nossos produtos e processos. Estes seis passos são aplicáveis ao design e ao processo FMEA's.




2) Forma de Preenchimento do FMEA Report:

Atual - "Fill in the blanks": O manual atual explica o que é cada coluna, deixando a equipe preencher as células de cada linha na planilha em branco com informações. É mais lento para equipes multifuncionais pois gera repetições sistemáticas de cada etapa.

Novo - "Método de análise por etapas": O novo manual explica o objetivo de cada etapa passo a passo, permitindo que a equipe tome em consideração itens que podem não ter sido considerados usando o fluxo de preenchimento. Esse formato mais rápido para equipes multifuncionais devido à agenda focada em uma tarefa por vez.

3) Alteração das Tabelas de Pontuação:

Tabelas de Severidade: Critérios alinhados à SAEJ1739 e adição das colunas: Impacto no seu processo, impacto no processo posterior e impacto no consumidor.

Tabelas de Ocorrência: Revisão dos controles preventivos como critérios anteriores à análise da taxa de ocorrência da causa da falha.

Tabelas de Detecção: Os índices de ocorrência agora consideram a capacidade de detecção e o tempo necessário à detecção como critérios de análise da pontuação. Adicionada a categoria "Tipo de Detecção" que descreve os mecanismos típicos de controle.

4) Uso do NPR para Ações Recomendadas:

O manual atual já recomenda que o NPR não deveria ser o primeiro critério para tomada de ações recomendadas, sendo necessária a priorização com base nos índices de severidade, ocorrência e detecção. Dada a dificuldade de garantir a correta interpretação dessa recomendação, o novo manual irá introduzir o conceito de Prioridade da Ação (ou AP na sigla em inglês).



A coluna Prioridade da Ação estabelece um critério com base na combinação da severidade, ocorrência e detecção para priorização das ações recomendadas. No novo manual foi criada uma tabela, baseada em lógica que atribui a classificação Alta, Média e Baixa (H, M e L nas siglas em inglês) cobrindo 1000 combinações possíveis de pontuações dos três índices. Com base nessa classificação, deverá ser orientada a robustez e o prazo das ações.
Desta forma, o novo manual da FMEA permitirá estruturar de forma mais detalhada a construção da abordagem funcional, garantindo maior aprofundamento e deixando margem menor para consideração de todos os potenciais modos de falha e direcionamento das ações recomendadas.



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