Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Gestão de riscos com KANBAN, como sua empresa ganha

risk2Existem inúmeros métodos e ferramentas para gestão de riscos e um típico ciclo que varia em torno de identificar, classificar, explorar, documentar e monitorar riscos

Mas quando falamos de agilidade organizacional, como viver esse ciclo sem embutir pesados custos extras nessa atividade? Como ser rapidamente proativo em estados extremos de reatividade que o inesperado proporciona? Como alinhar práticas nos níveis estratégico, tático e operacional com um método padrão pragmático e eficaz?

Em resposta a essas perguntas surgem ótimos métodos e ferramentas. Mas, que tal um que nos permite gerir riscos sob o olhar de um conjunto de práticas qualitativas que avaliem diferentes dimensões de risco, incluindo urgência? Quando assim olhamos encontramos no KANBAN um método para consenso rápido, acurado e de baixo custo para a avaliação e gestão de riscos.

COMO KANBAN NATURALMENTE LIDA COM RISCOS?

Com ou sem gerenciamento explícito de riscos, Kanban oferece vantagem prática na gestão de eventos negativos. Por ser naturalmente um método orientado a risco, diminui a necessidade de investir tempo e esforço extra nesse campo. Kanban lida com riscos de muitas formas adaptáveis às características de cada empresa e da metodologia (LEAN, DSDM, Scrum, XP, PMI, etc) de gestão de riscos adotada. Independente de qual seja, em seu cerne estão as seguintes práticas de minimizar incertezas:

Critérios de qualidade para cada etapa do processo
 
Após o mapeamento de riscos que tal tornar a gestão de riscos naturalmente embutida no seu dia a dia? No Kanban isso pode ser feito transformando o plano de mitigação em ações práticas qualitativas dispostas no quadro Kanban em cada etapa. Isso pode ser feito do nível estratégico à unidade de trabalho no nível operacional abrangendo e tratando de forma multidimensional e multinível os riscos.

Os critérios de qualidade de cada etapa são naturalmente critérios de puxada orientados a risco trazendo à vista de times e gestores as ações de mitigação embutidas no processo.

Desenhando a capacidade do time, domando a reatividade no fluxo de entrega
 
Todo produto ou serviço já nasce com o custo do delay embutido e cenários de forte imprevisibilidade. Estabilizar o processo e obter fluxo de entrega mais harmônico implica diretamente em reduzir o custo do delay em diferentes tipos de trabalho e aumento da previsibilidade proporcionando ao time a capacidade de reagir imediatamente quando algo sai errado reduzindo escopo do que pode dar errado. Para isso, além dos critérios de qualidade das etapas, os limites dos itens de trabalho, apoiam o Kanban como o mais reativo dos métodos Lean/Agil, minimizando o impacto de gargalos que surgem tardiamente no workflow, permitindo reagir imediatamente e descarta-los, lidando em curto tempo com os impactos dos riscos assim que os problemas chegam à superfície.

Classes de serviço e fluxo contínuo
 
Sabe-se que por razões diversas, mudanças de prioridade ocorrem ao longo dos ciclos de entrega inserindo novas incertezas e aumentando o grau de imprevisibilidade. Classes de serviço são um forma de como o KANBAN organiza e prioriza o trabalho, possibilitando que o time tome rapidamente decisões estratégicas visualizando como não comprometer o fluxo de valor.

Fluxo contínuo colaborativo e gestão diária
 
Por ser o Kanban um método natural de gestão de riscos, a reunião diária Kanban é uma reunião de eliminação de riscos, no qual a equipe trabalha como um enxame que de forma colaborativa nivela os fluxos a cada novo dia resolvendo problemas e reduzindo o impacto da materialização do risco fazendo uso inteligente do buffer alocado na gestão de riscos.


Por fim, Kanban não é uma bala de prata, é um método inteligente e poderoso que se adequa à realidade de cada empresa ajudando a fazer de forma efetiva a gestão de tudo. Então, que tal experimentar Kanban?

Publicado originalmente em Gestão de riscos com KANBAN, como sua empresa ganha
Acessado em  03/01/2018, às 19:25 - Horário de Brasília

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário