Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Mate a burocracia antes que ela mate seu negócio!

 
Já não é novidade que a competitividade nos diversos segmentos de mercado representa um desafio às empresas, não importando seu porte, com o cliente subjugando-as cada vez mais à um regime de redução de preços com aumento do valor agregado aos seus produtos e serviços oferecidos.

Dentre os diversos estilos de gestão, destaca-se o do Dr. Ichak Adizes da Academia Internacional de Administração, o qual define que as empresas, assim, com organismos vivos, nascem, crescem e morrem...
 
Cada estágio do ciclo de vida de uma organização possui seus desafios:

INFÂNCIA:
Necessidade de dinheiro e de capital de giro; comprometimento do fundador.

PRÉ-ADOLESCÊNCIA:
Resistir à tentação de se envolver em empreendimentos maiores que a capacidade atual da empresa; Ausência de sistema de controle.

ADOLESCÊNCIA:
Crise de liderança; Menos atenção aos clientes externos e priorização das necessidades internas.

PLENITUDE:
Manutenção do equilíbrio de autocontrole, flexibilidade e do espírito empreendedor.

ESTABILIDADE:
Envelhecimento da empresa; Retomada do espírito de criatividade, inovação e incentivo as mudanças.

ARISTOCRACIA:
Voltar as decisões essenciais; Reaprender a lutar para enfrentar os adversários mais jovens; Identificar qual é o seu negócio e qual é o seu valor para os clientes.

PRÉ-BUROCRACIA:
Paranoia gerencial em resposta aos maus resultados; Substituir práticas ineficazes; Assumir o controle, levando a empresa à sua essência lucrativa.

BUROCRACIA E MORTE:
Não há mais mudança; A organização deixa de reagir às mudanças ao meio ambiente; Simplesmente mudar a liderança gerencial não leva à cura; É essencial reativar o empreendedorismo e o comprometimento das pessoas.

Como se vê, a Metodologia Adizes tem o princípio fundamental de trabalho que todas as organizações, da mesma forma que os organismos vivos, têm um ciclo de vida e exibem padrões de comportamento repetitivos e previsíveis. Se todos organismos vivos tendem a morrer, com as empresas não será diferente. Mas como detectar estes sinais?

As últimas 03 fases do Ciclo da Vida das Organizações de Adizes (Pré-Burocracia, Burocracia e Morte), são as fases onde os aspectos culturais e o estilo dos responsáveis pelas áreas favorecem o surgimento de conflitos e ninguém se sente responsável por nada; onde a empresa apresenta muitos sistemas de pouca funcionalidade e ninguém sabe tudo o que precisa ser feito ficando sem fazer nada e onde é quando ninguém mais se compromete com a organização, deixando a cada dia as atividades básicas de lado, resultando consequentemente na sua morte.


Fontes consultadas:
Portal Administradores
Instituto Adizes do Brasil

Fábio Carvalho possui vivência de mais de dez anos implementando, coordenando e auditando Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.
Licença Creative Commons
Mate a burocracia antes que ela mate seu negócio! de Fábio Carvalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário